Por Dentro da Câmara – 31ª Sessão Ordinária

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (14), foi votado o Requerimento nº 019/2020 na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade. Após, foi realizada a 32ª Sessão Extraordinária para a votação do Projeto de Lei nº 015/2020.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foi aprovado, em única votação, o Requerimento nº 019/2020, de autoria dos Vereadores Marco Antônio Torres Nascimento e Tiago Altoé, que solicita ao Poder Executivo informações referentes aos gastos com o Programa Aluguel Social e doação de materiais de construção nos últimos dois anos.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores questionaram ao Poder Executivo sobre o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Vitória e que ele deve ser exclusivo para essas pessoas. Os Edis também cobraram mais cuidado e atenção aos direitos dos Agentes de Saúde, visto que eles atendem a todas as pessoas. Outro pedido foi em relação aos cachorros de rua que estão em grande quantidade vagando, assim, é necessário que os Poderes Executivo e Legislativo discutam qual a melhor opção para resolver a situação.

Outro questionamento realizado pelos Vereadores, foi a alteração da categoria de risco de Venda Nova para Risco Alto, em relação ao coronavírus. A prevenção ao vírus precisa ser redobrada para que possamos voltar para o nível Moderado e, com isso, ter uma maior liberdade para as empresas locais. Importante destacar que, independente do risco, todos precisam fazer a sua parte para protegerem a si e a todos os demais.

Eles parabenizaram a realização da Serenata Italiana em Família e inauguração da TV Festa da Polenta pela Associação Festa da Polenta- Afepol. Mesmo em casa, as pessoas se caracterizaram e prepararam pratos típicos. A Serenata é fundamental para manter viva a cultura e a tradição de Venda Nova.

Outro ponto abordado pelos Edis foi em relação à educação e o papel dos professores nessa pandemia. As aulas presenciais não estão acontecendo, porém, os professores continuam trabalhando arduamente para que os alunos não fiquem sem estudar. Muitos docentes e discentes sofrem com falta da estrutura necessária para o aprendizado de maneira virtual, porém, mesmo assim, seguem em frente, vencendo todos os desafios. Com as aulas em casa, muitos pais passaram a refletir sobre o papel do professor. A educação é um tripé, feito pelos pais e alunos, professores e a instituição e que só funciona com a colaboração de todos. Os Edis fizeram um apelo para que todos abracem a educação, ajudem à escola e aos professores. Se médico não abandona paciente, professor também não abandona o aluno.

A questão do lixo foi novamente tratada pelos Edis. Sofás e móveis não devem ser colocados para a coleta comum, mas para a Coleta Agendada. Ela é feita a cada 15 dias e recolhe materiais como móveis e resíduos verdes (folhas, galhos, restos de poda de árvores, dentre outros). Basta ligar para (28) 99936-8704 ou (28) 3546-3662 e solicitar o serviço.

32ª Sessão Estradordinária

Após a Sessão Ordinária, foi realizada a 32ª Sessão Extraordinária, na qual foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 015/2020, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2021 e dá outras providências. O Projeto agora segue para a sanção do Prefeito Municipal, João Paulo Schettino Mineti. Confira o PL na íntegra através do link: http://www3.camaravni.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=4265&arquivo=Arquivo/Documents/PL/PL152020-30042020151000.pdf#P4265

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. De 17 de julho a 31 de agosto, as Sessões Ordinárias entram em recesso, portanto, não haverá transmissões.

Data de Publicação: quarta-feira, 15 de julho de 2020