Diretora da Escola Fioravante Caliman faz o uso da Tribuna Livre para tratar sobre a evasão escolar

Na 33ª Sessão Ordinária realizada ontem (04), a Diretora da Escola Estadual Fioravante Caliman, Celina Januário Moreira, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a ação consorciada entre as três escolas da região, Fioravante Caliman (Venda Nova do Imigrante), Prof. ª Aldy Soares Merçon Vargas (Conceição do Castelo) e Pedreiras (Domingos Martins), no combate ao abandono escolar.

De acordo com a Diretora, a ação consorciada entre as escolas surgiu visto as suas proximidades e terem perfis de alunos parecidos, além do problema em comum: a evasão escolar. “Detectamos através das entregas das cestas básicas e das atividades. Muitos alunos não estão fazendo as atividades ou dando retorno. É uma situação que preocupa”, esclareceu Celina.

O Estado do Espírito Santo possui, em sua rede, 240 mil alunos e cerca de 15% não foram identificados. São 36 mil alunos sem contato algum com suas escolas. Uma situação grave e preocupante. “Precisamos fazer um trabalho de busca ativa. E precisamos da ajuda da sociedade para buscar esses alunos”, pediu a Diretora.

Os professores seguem trabalhando com dedicação e compromisso, preparando as atividades e dando o apoio necessário aos alunos, mesmo com todas as dificuldades e novos desafios impostos pelo distanciamento social.

Celina destacou que as dificuldades, as quais já existiam antes da pandemia, ficaram muito mais aparentes e gritantes. Muitas famílias não possuem internet de qualidade, o que afeta o rendimento dos alunos, algumas sequer têm condições de pagar um plano de internet ou, até mesmo, um celular. “Existe um material impresso para essas famílias, porém precisamos buscá-las para passar as orientações. Procurem a escola para fechar o ano! A perda em relação à aprendizagem é real, ela existe, mas não podemos parar”, clamou Celina. “Procurem a escola! Não abandonem e não aumentem o problema!”.

Vereadores fizeram coro ao apelo da Diretora

Os Edis agradeceram a presença e os esclarecimentos prestados pela Diretora. Eles destacaram a importância do professor e da educação, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, e falaram sobre as desigualdades, que ficaram ainda mais escancaradas com a pandemia, com alunos que precisam dividir o celular com toda a família, internet precária ou até mesmo sua ausência, além da fome que muitos alunos estão tendo que lidar, visto que as suas principais alimentações eram realizadas na escola. É necessário um esforço coletivo para auxiliar esses alunos que não estão tendo contato com as suas instituições de ensino. O mundo só pode melhorar através da educação.

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de agosto de 2020