Por Dentro da Câmara – 50ª Sessão Ordinária

Projetos importantes foram votados e temas significativos foram debatidos.

02 de dezembro de 2020 às 00h00.

Na 50ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante realizada ontem (01), foram votados Projetos importantes na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados:

• Em única votação, a Emenda Modificativa nº 01, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que altera o artigo segundo do Projeto de Lei nº 033/2020, incluindo ações no PPA – Plano Plurianual de 2018-2021, Lei Municipal nº1.268/2017;
  • Em única votação, a Emenda Modificativa nº 02, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que altera o artigo terceiro do Projeto de Lei nº 033/2020;
  • Em única votação, a Emenda Aditiva nº 03, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que inclui o artigo quarto ao Projeto de Lei nº 033/2020;
  • Em primeira votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 033/2020, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº1.268/2017, que instituiu o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, quanto ao Anexo III;
  • Em primeira votação, o Projeto de Lei nº 037/2020, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito especial.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores solicitaram à população que continue fazendo a sua parte na prevenção do coronavírus. Os números estão aumentando e o momento ainda pede cautela. As principais medidas que ainda devem ser adotadas são:

• Distanciamento social;
  • Uso da máscara;
  • Higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

Outro pedido feito à população é que continuem participando ativamente da coleta seletiva, separando os resíduos secos dos orgânicos, além de colocar no dia correto da retirada pelo caminhão. Ao participar da coleta seletiva, você ajuda as famílias que fazem parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova – Ascaveni, auxilia o meio ambiente e a economia do Município. Os Edis solicitaram ao Poder Executivo que estude uma forma de não fazer o recolhimento dos resíduos secos e orgânicos nos mesmos dias, para evitar confusão, e que coloque, nos bairros mais comerciais, o recolhimento duas vezes na semana, visto que as lojas descartam mais papel e plástico e muitas não possuem estoque grande o suficiente para armazenar por uma semana inteira até o dia da próxima coleta.

Os Vereadores parabenizaram a Associação Festa da Polenta – Afepol, pela Assembleia realizada na segunda-feira (30) para prestação de contas. A Festa da Polenta é extremamente importante para Venda Nova, pois movimenta o turismo, o comércio e ainda eleva o nome de Venda Nova, além de contribuir para as instituições do Município. A Festa, apesar da pandemia, permaneceu viva, graças ao trabalho dos voluntários.

Eles também parabenizaram o Rio Branco Futebol Clube pela vitória no último domingo (29) em cima do time do São Mateus. Ademais, os Edis parabenizaram a Diretoria do Rio Branco pela parceria fechada com a empresa japonesa BJ Football Group South America, que fará investimentos no time.

Os Vereadores demonstraram a sua preocupação com o serviço de telefonia em Venda Nova e reforçaram que ele precisa de melhorias com urgência, visto que o telefone hoje é extremamente necessário à vida da população.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público, com número limitado de pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!