Chuvas fortes acendem alerta para os criadouros do Aedes aegypti

Combinação de altas temperaturas e contato com a água fazem os ovos do mosquito eclodir

25 de fevereiro de 2021 às 00h00.

Apesar da atenção principal ser a prevenção do coronavírus, não podemos esquecer de manter o cuidado para evitar outras doenças, como a dengue, zika e Chikungunya. O responsável pela sua transmissão, o mosquito Aedes aegypti, deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água parada. Os ovos eclodem com a combinação de altas temperaturas e contato com a água.

Para evitar a proliferação das doenças, é preciso que ações simples de limpeza sejam realizadas semanalmente como: limpar o quintal, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, vedar bem as caixas d’água e eliminar o lixo em locais adequados. Com isso, o ciclo de reprodução do mosquito é interrompido e evita o aumento de casos no município.

Números no Estado

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (18), o Estado registrou, entre os dias 03 de janeiro de 2021 e 13 de fevereiro de 2021, 1.011 casos de dengue, 392 casos de chikungunya e 132 casos de zika vírus.

Saiba mais sobre as doenças

Além de serem transmitidas pela picada do mesmo mosquito, as doenças têm em comum os sintomas de mal-estar, dores pelo corpo e de cabeça, e febre. Entre as diferenças, a dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na chikungunya e o Zika raramente apresenta febre ou outros sintomas mais característicos.

Confira na tabela abaixo os principais sintomas:

Com informação do Governo do Estado e Portal Minha Vida