Dia Mundial da Água

Sem água, não existe vida. Faça a sua parte!

22 de março de 2021 às 00h00.

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência da Terra e seus habitantes. No mesmo ano, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Dentre as principais normas, destacam-se:

• A água faz parte do patrimônio do planeta;
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e seus ciclos;
  • A água não deve ser desperdiçada, nem poluída e nem envenenada.

Em julho de 2010, a Organização das Nações Unidas declarou que água limpa e segura e saneamento básico são direitos humanos. Infelizmente, em alguns locais do globo, ocorrem conflitos por causa das fontes de água, por exemplo, a tensão entre Turquia, Iraque e Síria pela Bacia do Tigre e Eufrates. Além disso, em torno de 20% da população mundial não tem acesso à água limpa.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, 1.400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

A água e Venda Nova do Imigrante

A água que abastece a população urbana de Venda Nova é proveniente de dois mananciais: o córrego Bananeiras e o rio São João de Viçosa. Se não cuidarmos dessas fontes, em períodos de grande estiagem podemos ficar sem água. E quais as ações necessárias para ajudar a economizar água?

• Evite banhos demorados, eles consomem 35% da água no uso doméstico. Quando for se ensaboar, feche o chuveiro e abra novamente somente quando for se enxaguar;
  • Quando for escovar os dentes, deixe a torneira fechada;
  • Regule periodicamente a válvula da descarga e não jogue lixo dentro do vaso;
  • Use vassouras para limpar calçadas e não a água da mangueira;
  • Lave carros e motos com balde, evite usar a mangueira;
  • Regue as plantas do jardim com regador pela manhã ou à noite;
  • Reutilize a água da máquina de lavar para limpeza do chão.

Cada um fazendo a sua parte, garantimos um futuro melhor para a nossa cidade. Água é vida, preserve!