Prefeitura inicia campanha de vacinação contra influenza em Venda Nova do Imigrante

15 de abril de 2021 às 00h00.

Teve início na terça-feira (13) a vacinação contra a influenza no Município. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso no serviço de saúde em tempos de pandemia da Covid-19.

A vacina garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B. Este ano, a campanha de imunização contra a gripe foi dividida em três etapas, cada uma atendendo a públicos-alvo diferentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase de vacinação serão vacinados os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade.

Com o propósito de evitar aglomerações, a vacinação está sendo agendada e separada por grupos em diferentes dias e locais do Município. O cidadão que faz parte do grupo correspondente ao que irá ser vacinado na primeira etapa deve aguardar o contato de sua agente de saúde, que irá informar o local, data e horário da vacinação.

Foto: Ascom PMVNI

Fase 1 (12/04 a 10/05)

• crianças de seis meses a menores de seis anos de idade,
  • gestantes e puérperas,
  • povos indígenas
  • trabalhadores da saúde;

Fase 2 (11/05 a 8/06)

• idosos com 60 anos e mais,
  • professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas;

Fase 3 (09/06 à 09/07)

• doentes crônicos e outras condições clínicas especiais,
  • pessoas com deficiência,
  • forças de segurança e salvamento,
  • forças armadas,
  • caminhoneiros,
  • trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso,
  • trabalhadores portuários,
  • funcionários do sistema prisional,
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • população privada de liberdade.

O que é Influenza?

Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave.

Posso tomar as duas vacinas, gripe e covid-19, ao mesmo tempo?

Não é recomendado pelo Ministério da Saúde e por entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações. Isso porque faltam estudos que comprovem a segurança e a eficácia das vacinas contra Covid-19 nessas situações, bem como para facilitar o monitoramento de eventos adversos pós-vacinação. O recomendado é priorizar a vacina contra o coronavírus, e somente depois tomar a da gripe.

Com informação da Ascom PMVNI, CNN Brasil e Ministério da Saúde