Homenagens marcam Sessão Solene de 33 anos de emancipação

Evento foi marcado por discursos emocionantes e inspiradores

20 de maio de 2021 às 00h00.

A Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante comemorou os 33 anos de emancipação política com a realização da Sessão Solene no dia 10 de maio, quando foram feitas homenagens a pessoas que se destacaram na história do Município. O evento cívico foi transmitido ao vivo para que todos pudessem acompanhar de seus lares.

Foram homenageados o Promotor de Justiça Zenaldo Baptista de Sousa, Dona Deolinda de Souza Marques, Dr. José Vicente Gonçalves Filho, que receberam o título de cidadão vendanovense; José Daniel Caliman, que recebeu a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman; a Escola Domingos Perim foi homenageada pelo seu centenário; o Rio Branco Futebol Clube recebeu o título de Honra ao Mérito.

Durante a Sessão Solene, foi lido pelos Vereadores um breve histórico sobre cada um dos homenageados, destacando brevemente os trabalhos que eles realizaram e da participação de cada um na comunidade.

Homenageados

Após a entrega dos certificados, os homenageados fizeram seus discursos de agradecimento na Tribuna. O primeiro foi o Promotor de Justiça Zenaldo Baptista de Sousa, que afirmou que sempre teve profunda identificação com a cidade de Venda Nova, “Terra de um povo trabalhador e que possui raízes profundas”, destacou.

O Rio Branco foi representado pelo seu presidente, Erivelto Uliana, que relembrou a história do Clube e de vários vendanovenses que fizeram parte. Erivelto falou dos últimos resultados do time, mostrando o seu crescimento e desenvolvimento, além de destacar todo o trabalho realizado pela sua Diretoria. “É por isso que o Rio Branco consegue esses resultados (referindo-se à Diretoria). Hoje o Rio Branco ele é respeitado não só dentro de campo, como também fora de campo”, afirmou.

Dona Deolinda salientou a importância de fazer o bem seja para quem for. “Faça o bem, não olhe a quem. Valorize as pequenas coisas!”, e fez uma promessa: “Não vou parar por aqui. Vamos continuar fazendo o bem, com a mão sempre aberta para acolher”.

A Diretora Maristela representou a Escola Domingos Perim e realçou o papel da instituição na história e no desenvolvimento de Venda Nova. “Os frutos da escola são visíveis por todos os lados”, apontou.

O agora Comendador José Daniel frisou que a homenagem não é apenas dele: “Sou apenas um tijolinho na construção da minha vida”, destacando o povo trabalhador que faz parte da nossa comunidade e finalizou: “A lição que fica é que sozinhos não somos ninguém”.

Dr. José Vicente finalizou os discursos dos homenageados, relembrando a sua vida e das pessoas que fizeram parte. “Quando eu cheguei (em Venda Nova), tinha certeza que ficaria aqui. Cheguei com 33 anos de idade e, hoje, Venda Nova completa 33 anos”, frisou. “Eu tive dois nascimentos, um em Mutum, e o meu segundo nascimento está sendo hoje, e vou honrar essa certidão de nascimento. Aqui não nasci, mas aqui pretendo morrer”, finalizou.

Autoridades

Além dos vereadores e homenageados, outras autoridades estiveram presentes na Sessão Solene. Em sua fala, a Secretária Estadual de Assistência Social, Cintia Grillo, parabenizou os homenageados e afirmou: “Venda Nova tem uma característica muito forte, que nos é trazida da espiritualidade. Nossos pais e nossos avós sempre nos ensinaram muito a viver nos caminhos que Deus ensinou, principalmente no de amar os nossos próximos”.

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Eliezer Siqueira de Sousa, falou do prazer e alegria de fazer parte desse momento. “Vossas Excelências foram escolhidas pelo povo de Venda Nova para representá-los, foram eleitos pelo voto popular para trabalhar em prol do povo vendanovense”, frisou.

Vereadores, Prefeito e Vice-prefeito

A Vereadora Aldi Caliman, relembrou a nossa história com um breve resumo da história do Município: “Nós só estamos aqui hoje porque, em 1979, foi feita a primeira reunião para a emancipação”. José Ricardo Pimenta de Sousa destacou a importância da fé no momento que vivemos.

Walace de Souza, o Lacraia, falou que adotou a homenageada Dona Deolinda como mãe e agradeceu pela sua existência. O Vereador Marco Torres fez uma brincadeira como se estivesse em uma ligação com a sua mãe, agradecendo e lembrando a todos os homenageados, servidores e munícipes.

Erivelto Uliana falou da sua admiração e gratidão aos homenageados. Ivanildo de Almeida ressaltou o papel dos homenageados para a comunidade. Amilton Pacheco frisou que o “imigrante” em Venda Nova do Imigrante é de todos os imigrantes que fazem essa cidade de sua.

O Vice-prefeito Tarcísio Botacim parabenizou os homenageados e pediu para que eles não parem por aqui, que continuem com esse trabalho de doação e entrega. O Prefeito João Paulo Schettino Mineti destacou a importância do povo de Venda Nova como peça fundamental do processo de desenvolvimento da cidade e falou: “A base aqui foi sólida, foi bem feita. Vamos dar continuidade a esse trabalho de família, de fé, de união e das instituições. Quem faz a diferença aqui é o povo”.

O Presidente da Câmara, Márcio Antonio Lopes, finalizou os discursos e deixou a mensagem “Há 33 anos apostaram o que hoje estamos vivenciando. Agora cabe a nós continuar fazendo esse trabalho, com transparência, honestidade e inteligência”.