Vereadores participam de reunião com representantes do IEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Objetivo do encontro foi tratar sobre a Zona de Amortecimento do Parque da Pedra Azul.

24 de junho de 2021 às 00h00.

Os Vereadores se reuniram ontem (23) com o Gestor do Parque da Pedra Azul, Justino Marcos Marquezini, a Analista Ambiental do Parque, Lorenza Uliana Zandonadi, o Secretário de Meio Ambiente, Maxuel Bestete de Miranda e mais membros da Secretaria para discutir sobre a Zona de Amortecimento do Parque da Pedra Azul, em relação à parte que engloba o Alto Caxixe.

O Gestor do Parque explicou que a comunidade e as lideranças serão ouvidas antes da decisão de qual será o tamanho da área de amortecimento. Além disso, será recomposto o Conselho, com a participação de representantes do Parque, da sociedade civil e dos Poderes Públicos para auxiliar na decisão. Após a formação do Conselho, uma empresa será contrata para elaborar um parecer técnico.

Gestor do Parque da Pedra Azul, Justino Marcos Marquezini, a Analista Ambiental do Parque, Lorenza Uliana Zandonadi.

Justino ainda destacou a importância do diálogo entre as partes e que o órgão apenas cumpre o que a legislação determina. Os Vereadores e membros do Poder Executivo aproveitaram a ocasião para sanar dúvidas e sugerir alguns pontos.

O que é uma Zona de Amortecimento?

Zona de Amortecimento (ZA, também chamada de “Zona Tampão”) é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas.

Com informações da OECO