Circolo Tretino di Venda Nova celebra 30 anos de existência

Leandro Fidelis fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a data.

18 de agosto de 2021 às 00h00.

O Circolo Trentino de Venda Nova completou 30 anos no último dia 9. Para celebrar a data, o Coordenador de Eventos do Circolo Trentino di Venda Nova, Leandro Fidelis, fez uso da Tribuna Livre na 36ª Sessão Ordinária realizada ontem (17).

Atual presidente do Circolo Trentino, Bruna Zandonadi

A associação foi fundada no dia 9 de agosto de 1991, nesta Casa de Leis. A intenção do grupo era realizar um evento para comemorar o aniversário, porém não foi possível em virtude da pandemia do coronavírus.

 

O Circolo Trentino é uma entidade autônoma e voluntária que tem por objetivo principal estreitar os laços entre os descendentes trentinos de Venda Nova do Imigrante e região, por meio de iniciativas socioculturais, mantendo vínculos permanentes com a Província Autônoma de Trento, norte da Itália.

 

Durante a sua história, o grupo promoveu diversas ações que beneficiou diretamente o Município, como a doação do material didático para o curso de língua italiana promovido pela Afepol; a criação da biblioteca de língua italiana, nas dependências da Amena-Casa da Cultura; o fornecimento de vídeos e outros materiais multimídia, entre eles o filme “La Montagna Danza”, que serviu de suporte para a criação do “Gruppo di Ballo Granello Giallo”, a formação, em 2008, do grupo de dança infantil “Piccoli Alpini”, hoje desativado, e que foi coordenado por Roger Giubinni e pela saudosa Ivana Scabelo, e a viabilização da vinda da Agência Consular Italiana em funcionamento na Casa da Cultura, com a realização de processos de cidadania italiana até 2010.

Em 2016, o Circolo Trentino captou 1.500 euros para o Projeto “Campeões do Futuro”, após ser contemplado em um edital financiado pela Associazione Trentini nel Mondo. Os recursos foram investidos, inicialmente, em 52 uniformes com a logomarca da associação e no pagamento da taxa de inscrição de 39 jovens atletas na 15ª Corrida Garotada, corrida de rua realizada em Vila Velha.

 

Em 2019, apoiou a ida do grupo de dança “Granello Giallo” em uma viagem para Pinhalzinho (SC), para participar do 1º Encontro de Grupos Folclóricos Vênetos e, mais recentemente, colaboraram com a live beneficente do Projeto Amici, em 2020, e apoio para instalação de duas placas da usina fotovoltaica para geração de energia para o Hospital Padre Máximo, no projeto “Parceiros Luz”.

 

Leandro falou da sua participação no grupo e como se apaixonou pela iniciativa, tendo sido, inclusive, Coordenador dos Circolos Trentinos Nord Brasile (ES, BA e RJ).

 

O Coordenador de Eventos explicou sobre a Província Autônoma de Trento e sobre a influência austríaca na região, visto que Trento fez parte do Império Austro-Húngaro até o fim da Primeira Guerra Mundial.

 

“Os Circolos Trentini são uma rede estabelecida de pessoas que passam seu tempo servindo à comunidade”, destacou Leandro. “posso dizer com uma década de causa trentina que a rede criada pela Associação Trentini nel Mondo é uma das mais organizadas entre associações de descendentes de italianos. Nós recebemos uma pequena contribuição mensal e contribuímos também como sócios”.

Os Vereadores agradeceram e parabenizaram Leandro pelas explicações. Eles destacaram a importância do Circolo Trentino para a manutenção e perpetuação da cultura italiana no Município e por sempre estarem praticando o bem para a nossa comunidade.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.