Câmara aprova Projeto de Lei que declara o ipê como árvore símbolo de Venda Nova

No Dia da Árvore, a Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante aprovou o Projeto de Lei nº 46/2021, deu autoria do Poder Executivo, que declara o ipê como árvore símbolo do município, cria o programa “Venda Nova do Imigrante Cidade dos Ipês”, institui o Dia Municipal do Ipê e da outras providencias.

De acordo com o Projeto, fica proibido o corte de ipês em toda o município, exceto nos casos de extrema necessidade pública e em situações que possam oferecer riscos à saúde humana e ao patrimônio público ou privado.

O dia 21 de agosto é a data escolhida para ser o Dia Municipal do Ipê, que será comemorado anualmente, visando a conscientização ambiental da população.

O programa “Venda Nova do Imigrante Cidade dos Ipês” terá o objetivo de contribuir na arborização urbana do município, incentivar o plantio de ipês, realizar doação de mudas, estimular e priorizar o uso de ipês nos projetos de arborização e fomentar a árvore como mais um atrativo turístico da cidade.

Em sua justificativa, a Prefeitura declara que o ipê reúne as três vertentes da beleza vendanovense: natural, histórica e cultural, visto que ela foi fundamental para ajudar na estrutura e partes essenciais das casas dos primeiros imigrantes italianos ao chegarem na região. Além disso, ela possui um forte apelo turístico, atrai a fauna local, apresentando uma beleza inigualável em sua época de florada, que acontece nos meses de agosto e setembro, sendo que possui diversas espécies com tons e cores diferentes como: amarelo, roxo, rosa e branco.

O Projeto agora segue para sanção do Prefeito Municipal, Paulinho Mineti.

Confira o PL na íntegra através do link: http://www3.camaravni.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=4765&arquivo=Arquivo/Documents/PLE/4765-202108311523339374-assinado.pdf#P4765.

Assessoria de Comunicação Câmara Venda Nova do Imigrante

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de setembro de 2021