Por Dentro da Câmara – 45ª Sessão Ordinária

Na 45ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada ontem (28), foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas relevantes para a comunidade.

Foram aprovados:

• Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 036/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 1.322/2019, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru produzidos em Venda Nova do Imigrante;
  • Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 037/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as normas técnicas para construção de abatedouros frigoríficos de pequeno porte;
  • Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 043/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 1.336/2019, que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Venda Nova do Imigrante – Comped e dá outras providências;
  • Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 047/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre cessão definitiva de servidora para a Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante e dá outras providências. O Vereador Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa pediu vistas do PL, o que foi aprovado pelos demais Vereadores.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Edis falaram sobre o encontro que tiveram com o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e demais Vereadores da região Sudoeste Serrana. O Governo apresentou o Plano de Investimento 2020/2021 e as dificuldades que a pandemia trouxe. Mesmo assim, alguns setores tiveram números positivos.

Os Vereadores informaram que a Faculdade Venda Nova do Imigrante - Faveni iniciou o atendimento jurídico gratuito à população através do Escritório Modelo do Núcleo de Práticas Jurídicas. Os serviços são destinados a pessoas com renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos e ocorrem presencialmente no 4º andar da Unidade 2 da Faculdade, no prédio do Banco do Brasil.

Eles ainda falaram sobre a reunião que tiveram com moradores da Comunidade da Viçosinha e representantes do Poder Executivo para tratar sobre a questão das moscas. Foi dado um prazo de 15 dias para a empresa regularizar a situação, caso contrário, serão aplicadas sanções.

Os Edis cobraram da Prefeitura uma maior atenção com a limpeza das ruas e avenidas da cidade. Não apenas do Poder Público, mas também da população. Algumas medidas simples são fundamentais para contribuir para que o lixo não se espalhe pelo município, como:

• Colocar o lixo apenas nos dias que o caminhão passa;
  • Separar os resíduos secos dos demais para a coleta seletiva;
  • Não jogar lixo nas ruas.

Com o tempo seco e ausência de chuvas, os Vereadores pediram à população que economize água e energia. Como Venda Nova está nas cabeceiras dos rios, poderá sofrer com a estiagem e, portanto, todos precisam fazer a sua parte para prevenir a falta d’água.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público, com número limitado de pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!

Assessoria de Comunicação Câmara Venda Nova do Imigrante

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de setembro de 2021