Diretor-geral do IFES faz uso da Tribuna Livre na 53ª Sessão Ordinária

Aloísio Carnielli aproveitou o momento para se despedir e apresentar a sua substituta, Maíra de Oliveira.

10 de novembro de 2021 às 00h00.

O Diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, fez uso da Tribuna Livre na Sessão Ordinária realizada ontem (09). Aloísio falou sobre a história do Instituto, os desafios que ainda estão por vir, a sua saída e apresentou a sua substituta, Maíra Maciel Mattos de Oliveira.

Aloísio começou a sua fala relembrando a dificuldade em trazer o IFES para Venda Nova. Na época, ele era diretor do campus de Cachoeiro de Itapemirim e queria vir para o seu município de origem. Com muito empenho de várias pessoas e do poder público, eles conseguiram convencer o Governo Federal que a cidade vendanovense merecia ser o local escolhido para receber a nova unidade. Em setembro de 2008, a obra foi iniciada e, rapidamente, foi concluída.

“Hoje já estamos caminhando para além disso. Terminamos há seis meses o Centro de Vivência, para atender melhor os alunos”, explicou e, sobre os planos para o futuro, falou que a pandemia atrapalhou um pouco as obras do novo pavimento, onde serão instalados mais laboratórios e a área de ensino à distância.  Ademais, a instituição também tem um projeto para a ampliação da biblioteca, com melhores condições para atender a comunidade local.

O diretor também falou alguns números do Instituto. São 11 anos de história, 103 servidores, sendo a maioria professores, mais de 1.400 alunos já se formaram nos cursos técnicos e superiores e possui mais de mil alunos matriculados. Ele ainda ressaltou a importância do IFES para o desenvolvimento de Venda Nova, seja de forma direta quanto indireta.

Aloísio não poupou elogios para a sua substituta. “Ela conduziu com maestria esse período de pandemia. Eu não sei dizer se conseguiria fazer o trabalho que ela fez. Tenho certeza que ela irá fazer um trabalho brilhante”, afirmou e completou: “Foram 45 anos de instituição. É hora de dar oportunidade a outras pessoas. A mudança é salutar e é benéfica. Tenho consciência que eu fiz o melhor”.

Os Edis agradeceram ao diretor pela sua explanação e o parabenizaram pelo trabalho realizado. Eles também deram boas-vindas à Maíra e desejaram sucesso como nova diretora-geral. O IFES tem 11 anos de sucesso, progresso e colaborando para a verdadeira construção do futuro. Os seus servidores trabalham incansavelmente com muito compromisso e sempre buscando entregar resultados.