Tenente do Corpo de Bombeiros fala na Câmara

Ele anunciou empenho em incluir a instalação uma companhia em Venda Nova no Orçamento do Estado de 2009

26 de junho de 2008 às 00h00.

Na sessão da última terça-feira, dia 24 de junho, o tenente coronel BM Carlos Marcelo D'Isep Costa falou na Tribuna da Câmara de Venda Nova. Ele descreveu a atuação da 4ª Cia do Corpo de Bombeiros instalada em Marechal Floriano para atender toda Região das Montanhas e também da intenção de implantar no município uma companhia.

A proposta de instalar uma Companhia do Corpo de Bombeiros em Venda Nova foi um dos temas da audiência pública que debateu na tarde daquele dia o Orçamento Estadual de 2009. Antes do pronunciamento do tenente, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PDSB, falou da importante deste empreendimento para o município e de outros projetos debatidos na audiência pública.

O tenente coronel BM Carlos Marcelo D'Isep Costa falou do projeto de expansão apresentado ao Governo do Estado e que Venda Nova está no 6º lugar no ranking para ter uma das unidades padrão. Ele ainda apresentou números que justificam o empreendimento regional centralizado no município.

De 5 de março de 2006, quando o 4º Batalhão foi instalado em Marechal Floriano, foram 620 ocorrências. Destas, 60 foram em Venda Nova, sendo 14 de acidentes de carro, sete de acidentes com moto, quatro de resgate, 18 de incêndio vegetal e urbano, dois de perícias de incêndio e 15 de atendimentos diversos. Já no trecho entre a Fazenda do Estado e Pedra Azul foram 89, com 34 registros de acidentes de carro, 11 com moto, dois atropelamentos, oito de resgate, 11 de incêndio, duas perícias e 21 de atendimentos diversos.

Diante dos números, o tenente reforçou a importância de uma 2ª Cia em Venda Nova e espera incluir a obra no Orçamento de 2009. Segundo o tenente, o Governo já autorizou quatro municípios e as unidades padrão são para facilitar o processo de licitação, que já está pronto. Os terrenos, de responsabilidade dos municípios, serão sondados e um concurso com 220 vagas já foi autorizado, sendo que R$ 5 milhões serão destinados para equipamentos.