Professor Higino Falchetto faz uso da Tribuna para falar sobre vitória no volleyball do time masculino juvenil

Atletas se classificaram para a etapa nacional dos Jogos Estudantis

30 de junho de 2022 às 00h00.

O professor de Educação Física da Escola Fioravante Caliman, Higino Falchetto, foi convidado a fazer uso da Tribuna da Câmara Municipal na última Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (28). Higino falou sobre a vitória do time masculino juvenil no volleyball nos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JEES). Com o primeiro lugar, os atletas se classificaram para etapa nacional.

Higino começou a sua fala explicando como o esporte foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia do coronavírus, visto que as aulas e competições foram paralizadas, sendo o último campeonato realizado em 2019. “Foram dois anos que os atletas não tiveram oportunidade de competir ou treinar. Em 2022, foram três semanas em competição e conquistar o que conquistamos é um fato inédito para a história de Venda Nova, não apenas para a Escola Fioravante”, afirmou.

O professor também esclareceu sobre a dinâmica dos Jogos Estudantis. “Os alunos das escolas públicas e privadas têm a oportunidade de participarem dos Jogos Escolares, que dão a oportunidade para os jogos brasileiros escolares. A equipe que consegue chegar em primeiro lugar e ganhar na competição final, ela representa não só o município, mas o estado do Espírito Santo e o campeão compete com os outros estados”, declarou.

Higino também falou sobre as vitórias dos outros alunos, no futsal infantil e atletismo. “Nós passamos três semanas com esses jogos. Primeira semana foi o infantil, na segunda semana o individual, como atletismo, e na terceira semana o juvenil. Obtivemos na primeira semana a vitória da equipe de futsal, na segunda semana, o tênis de mesa com três duplas, o atletismo com mais de quatro atletas classificados e, por último o vôlei juvenil masculino”, pontuou.

Para os atletas chegarem nesse resultado tem todo um percurso por trás, uma história, que não é simples ou fácil, mas sim de muita luta e trabalho voluntário. Higino explicou que não focou no treinamento de apenas uma escola, mas que abriu um espaço para que os alunos de todos os colégios fossem acolhidos. “Foi muito trabalho voluntário. Não recebíamos dinheiro, mas era outra coisa que recebíamos. Era o resultado. Era a formação do atleta, de indivíduos, que serviam de exemplo dentro da escola e da comunidade, além do reconhecimento”, destacou. “Hoje temos um grupo que é referência no volleyball no Espírito Santo”.

O professor também falou das dificuldades encontradas, especialmente após a pandemia, com o psicológico dos alunos para encarar uma competição, principalmente entre os mais jovens.

“Venda Nova tem uma história que precisa ser relatada. Somos um celeiro de atletas. Somos exemplo aonde vamos de educação, de disciplina e cidadania. Os louros da vitória vão para os meninos. Aprendi com a professora Dé (vereadora) que nós abrimos os caminhos e possibilitamos para eles”, finalizou Higino.

Os Vereadores parabenizaram os professores e os alunos pelas vitórias e destacaram a importância do esporte na formação do caráter dos jovens. O Presidente da Casa, Marcio Lopes, agradeceu a fala do Professor Higino e disse que é um orgulho e gratificante o ouvir falar.