Presidente da Afepol faz uso da Tribuna Livre e fala sobre a 19ª Serenata Italiana

Edézio Zavarize falou sobre os preparativos da Serenata e o que os participantes precisam saber

06 de julho de 2022 às 00h00.

O Presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edézio Minet Zavarize, fez uso da Tribuna Livre na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem (05). Ele falou sobre a realização da 19ª Serenata Italiana e quais as recomendações para as pessoas que desejam participar do evento.

A Serenata Italiana chega a sua 19ª Edição, após dois anos sem ser realizada, em virtude da pandemia do coronavírus. A expectativa é que milhares de pessoas compareça, seja de Venda Nova, quanto de outros municípios. “A Serenata é um dos maiores eventos do nosso município. Atrai turistas de todas as partes, movimenta o comércio local e agrega o valor”, afirmou Edézio.

Edézio explicou que o presidente anterior, Paulo Mazzoco, falecido em abril, deixou diversas ações programadas para a Serenata e coube a atual diretoria organizá-las.

A saída dos bairros está prevista para às 19h. O grupo do Bairro Providência sairá do Centro Agroambiental, Tapera sairá da propriedade de Máximo Lorenção, Lavrinhas sairá próximo ao acesso das granjas e Bananeiras próximo à Fiat Podium. A chegada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, será às 22h e o término previsto para às 2h. A entrada do público no Polentão será dividida. Os grupos da Lavrinhas e Bananeiras serão pela entrada principal, e Vila Betânia e Tapera pela entrada lateral.

O presidente reiterou que a entrada no Centro de Eventos será permita exclusivamente com a pulseira, visto que não pode exceder a capacidade máxima do local. “Estamos organizando tudo para que sejam três horas de uma caminhada alegre e festeira. Teremos reforço das Polícias Militar e Rodoviária Federal, além de seguranças durante todo o percurso e no Polentão, visando a harmonia que sempre tivemos entre os participantes”, explicou.

Em relação à organização, Edézio esclareceu que serão permitidas apenas as músicas típicas da celebração e que todos os tratores foram reemplacados. “Para manter a organização, que era uma marca do Paulo Mazzoco, fizemos o reemplacamento de todos os tratores e os proprietários foram informados das regras, sobretudo o uso de música que não seja as oficiais. Organizamos um pen drive com as músicas oficiais, que será entregue aos coordenadores dos bairros, os quais repassarão aos veículos liberados para participar da Serenata. É uma boa forma de preservar a essência do evento, que é reviver os festejos dos primeiros italianos que aqui chegaram, um resgate da cultura italiana no município”, explanou.

Além disso, também foi elaborada uma cartilha com todas as regras, que está sendo divulgada nas redes sociais e no comércio local.

Em relação às pulseiras, o presidente explicou que estão sendo comercializadas em diversos pontos, tanto em Venda Nova, quanto em outros municípios. No sábado, será vendido apenas na Bel Pan e na Novatec, até às 12h, e na sede da Afepol até às 16h. Às 19h, se ainda houver pulseiras, elas serão vendidas na portaria do Polentão. Em relação ao valor cobrado, Edézio esclareceu que ele foi pensado no custo que a Associação está tendo com a organização, como segurança, brigadistas, show e outras despesas necessárias.

Edézio agradeceu o apoio recebido do poder público e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova (Ascaveni), que estará presente fazendo a coleta seletiva dos resíduos, tanto no percurso quanto no Polentão. No trajeto haverá cartazes indicando os locais de recolhimento, os quais foram confeccionados por alunos de escolas do município.

O presidente falou também que na Serenata serão apresentadas as candidatas à Rainha e Princesas da Polenta 2022.

“A diretoria vem trabalhando com muito carinho e responsabilidade para fazer uma festa segura para toda a família, para que todos possam homenagear os nossos antepassados com muita alegria”, finalizou.

Os Vereadores parabenizaram a Afepol pela organização da Serenata e agradeceram às explicações do presidente da associação. Ao final da Sessão, Edézio retornou à Tribuna para responder aos questionamentos realizados pelos Edis.