Diretora do IFES faz uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal

Maira Maciel falou sobre o a realização do evento “Primeiro encontro de TODAS as mulheres”

23 de novembro de 2022 às 16h24.

A Diretora-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Venda Nova, Maira Maciel Mattos de Oliveira, junto com Ana Lucia e Amanda Santos, fizeram uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na 50ª Sessão Ordinária e falaram sobre a realização do evento “Primeiro encontro de TODAS as mulheres”, no dia 6 de dezembro, às 18h30, no Centro Cultura e Turístico Máximo Zandonadi.

Maíra convidou a todos os vereadores e a comunidade de Venda Nova para participarem do evento. “É um evento de relevância municipal, pela temática que ele aborda, e não é só importante para o ensino do IFES, mas para toda a população”, afirmou.

A Diretora-geral explicou que no IFES, além da educação, seus outros dois pilares são a pesquisa e a extensão. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgens) faz parte dos projetos de extensão e envolve tanto a comunidade interna do Instituto quando à externa. “Nos orgulhamos do número de representantes da comunidade externa, que mostra que o IFES está inserido na comunidade”, explicou.

Maira falou das leis que amparam o projeto e de algumas ações importantes por ele realizadas. O evento “Primeiro encontro de TODAS as mulheres” é mais um organizado pelo Núcleo e que é voltado para o combate à violência contra a mulher.

Ana Lúcia foi a próxima a falar e explicou melhor sobre o evento. De acordo com ela, o evento é para todas as mulheres da nossa comunidade, mas especialmente para os homens. “Queremos levar a discussão sobre a violência para além da denúncia. Estamos cansadas de participar de atividades de Dia Internacional da Mulher e de combate à violência. Sempre dizem que temos que denunciar, mas nunca falam que a violência não pode acontecer. Vamos discutir porque essas violências acontecem e onde está a raiz do problema. Homens, nós precisamos que vocês estejam presentes, que se mobilizem e se comprometam com o fim da violência. Não queremos denunciar nada! Não queremos que seja necessário fazer denúncia. A gente quer a eliminação da violência”, explicou.

O evento será realizado em uma data simbólica, o dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ana falou sobre as convidadas que falarão no evento: Camila Valadão, Priscila Gama e Fayda Belo.

A última a usar a palavra foi Amanda Santos, que falou sobre a exposição artística que terá no dia do evento, Manifesto. Ela reunirá produções autorais de artistas iniciantes e profissionais, nas seguintes categorias: fotografia, vídeo e poesia. “É um manifesto contra a violência de gênero, a misoginia, o patriarcado e qualquer forma de opressão sobre as mulheres. É muito importante que compareçam. Não serão aceitas produções com nudez, que violem direitos humanos ou que incitem a violência. O evento é gratuito e aberto para a comunidade”, explicou.

Os vereadores agradeceram a presença das representantes do IFES e reforçaram o convite para toda a população participar dessa discussão tão importante.