IJBS quer expandir trabalho social

Diretora executiva se reuniu com os vereadores de Venda Nova na manhã desta segunda-feira

14 de julho de 2008 às 00h00.

Na manhã desta segunda-feira, a diretora executiva do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi, se reuniu com os vereadores. O objetivo foi apresentar a nova proposta de trabalho da Instituição, que quer ampliar seu alcance social através do esporte e da educação.

Os 11 municípios de abrangência do IJBS, cuja sede é em Venda Nova, já receberam obras de Apaes, Pestalozzis ou creches. "Estamos zerados neste quesito e agora planejamos nossas ações no esporte e na educação. Venda Nova será o município piloto", disse a superintendente. Nos próximos dias, Marlene se reunirá com a presidente do Conselho Deliberativo, Andréa Trench  Agnelli, para deliberar sobre esta nova fase do Instituto.

FOTOINTERNA1

De acordo com Marlene, até o final do mês estará pronto um levantamento sobre o município, para definir a atuação do IJBS. Ainda nesta semana, serão estudadas as propostas das empresas para fazer um diagnóstico de todas as escolas de Venda Nova.

Num pré-lançamento do projeto, a Escola Domingos Perim, do Centro de Venda Nova, já está sendo beneficiada com oficinas e capacitação de professores. Dentro desta abrangência mais ampla, a Casa do Menino, em Afonso Cláudio, e o Acric, em Castelo, também são atendidos pelo programa. Como nesta nova fase o IJBS vai abraçar o esporte, o Instituto Caminhos da Razão- ICR, que desenvolve um amplo trabalho voluntário e mantém uma academia de caratê, deve estar incluído nos projetos do IJBS.

Em estudo

A visita da superintendente do Instituto Jutta Batista da Silva à Câmara foi a convite do presidente da Mesa Diretora, o vereador Marco Grillo- PSDB. Para ele, a presença dela foi pertinente no momento em que a Câmara avalia o Projeto de Lei nº 025/2008, que autoriza o Poder Executivo a doar um terreno para construção da sede do Instituto Caminhos da Razão.

Na Câmara desde o início de maio, o projeto gera dúvida quanto à constitucionalidade, que veda doações para entidades que não estejam ligadas às áreas de saúde ou social. Para o presidente, o aval do IJBS ao trabalho desenvolvido pelo ICR, que é social através do esporte, dá ainda mais subsídios para a Câmara permitir a doação.

O procurador da Câmara, José Vicente Gonçalves Filho, disse que o aval do IJBS permite uma saída jurídica para a Câmara autorizar a doação. "Esta justificativa robustece um parecer favorável", explicou.