Jornalista, voluntário e filho de Venda Nova: Chico Zandonadi recebe a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman

15 de maio de 2023 às 16h04.

A coragem e a fé dos primeiros imigrantes, somadas ao empreendedorismo de Padre Cleto Caliman, fizeram de Venda Nova o que ela é hoje, avalia o jornalista e locutor da Rádio FMZ, Francisco Ivan Zandonadi, o Chico. Ele falou sobre o nascimento do município e das pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade na Tribuna da Câmara de Vereadores. A solenidade foi em homenagem aos 35 anos de emancipação política do município, ocorrida na quarta-feira (10). Chico Zandonadi foi homenageado com a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman por seu trabalho em favor da comunidade. Clique aqui e veja a sessão completa.

“Tenho uma gratidão profunda a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, que me iluminou e me ilumina. Quero salientar como nasceu Venda Nova. Nasceu da coragem e do destemor. Um homem, ‘seu’ Amadeo Venturim, ouviu conversas de um lugar com várias fazendas abandonadas. ‘Seu’ Amadeo veio para cá, comprou um pedaço de terra onde hoje é o distrito de São João de Viçosa. Depois, ele convenceu mais um a vir: o senhor  Ângelo Altoé. Assim nasceu Venda Nova”, contou o jornalista, destacando a coragem dos primeiros imigrantes. “As raízes de Venda Nova são a coragem e a fé. Nunca abandonaram a fé”, acrescentou. 

Chico Zandonadi contou ainda que o senhor Benjamin Falchetto, profundo estudioso da história da cidade, buscou a origem do nome Venda Nova. A primeira versão foi a de que Domingos Perim abriu uma venda nova onde é hoje o Centro da cidade. Na época, no terreno ao lado da Padaria Bel Pan, na entrada da Vila Betânia, havia uma venda abandonada, que era a "venda velha". Mas a história mostrou-se diferente.

“Ficamos com essa versão por décadas, até que apareceu um diário escrito por Dom Pedro Maria Lacerda, que fez uma visita a Venda Nova há muitas décadas. Quando chegou mais ou menos onde hoje é o túnel, ele olhou e disse: ‘Vejo uma venda que está abandonada, mas que os moradores que aqui estão chamam de Venda Nova’. Então, desvendado o mistério. Venda Nova começou naquele local e lá pretendemos fazer um monumento ao imigrante e uma rua de pedestres”. 

Ele fez questão de frisar a importância das ações de Padre Cleto Caliman, que dá nome à Comenda. “Inacreditável o que ele fez. Só na coragem. Lembro-me do Padre Pascoal contando como ele trouxe o colégio, hoje Fioravante Caliman, mas que na época chamava-se Pedro Palácios. Padre Cleto foi na inspetoria dos Salesianos e disse que gostaria de fazer um colégio na terra natal. ‘Não vai fazer’, disseram. Ele insistiu e foi retrucado. Não dariam qualquer apoio financeiro.  No fim, ele fez o colégio. Depois, ele disse, ‘Venda Nova precisa de um hospital’, e fundou o hospital. Não parou: ‘Venda Nova precisa de telefone para o progresso’. Trouxe o telefone”, conta. 

Progresso era a marca registrada de Padre Cleto, avalia Chico Zandonadi. Foi dele a ideia de fazer a Festa da Polenta, hoje uma das maiores festas que celebra as tradições italianas no país. “Ele foi a um lugar chamado Sagrada Família, em Alfredo Chaves, e viu como funcionava a festa de lá e criou a festa aqui. Começou no pátio do Colégio Salesiano e hoje a Festa da Polenta tornou-se o que é”, finalizou, agradecendo à Câmara pela homenagem e às irmãs, Denise e Marli, ao cunhado, Luciano Varejão, e à esposa, Sirley Brozinga Zandonadi, por estarem presentes na solenidade.

Autor da indicação, o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Erivelto Uliana, cumprimentou Chico Zandonadi por servir à comunidade, por meio do voluntariado. “As associações nasceram do voluntariado e da fé, que mantêm viva a chama de Venda Nova. 

Ele falou ainda do trabalho feito por Chico Zandonadi na comunicação no município, por meio da Rádio FMZ. “Sou um fã de rádio, ouço seu programa. É um programa que traz informações, bom humor e contribui para o desenvolvimento de Venda Nova”.

Conheça mais da história de Francisco Ivan Zandonadi

Francisco Ivan Zandonadi, o “Chico da Rádio”, nasceu em Venda Nova do Imigrante em 17 de outubro de 1954. É filho de Caetano Zandonadi e Jordelina Caliman Zandonadi e tem 11 irmãos. Casou-se com Sirley Brozinga Zandonadi, com quem tem dois filhos: Gabriel e Isabela. Aos 11 anos, saiu de casa para estudar em colégios religiosos. Primeiro foi para a Fazenda do Centro, depois Castelo e, para continuar o ensino médio, mudou-se para o seminário no interior de São Paulo, na cidade de Franca.
 
Concluiu os cursos superiores de Filosofia e Teologia em São Paulo capital, onde fez também o curso de Jornalismo. Na época, ele estudava para ser fazer os votos e ser ordenado padre. No entanto, desistiu da ordenação e casou-se com Sirley. Depois de casado, trabalhou em uma produtora de vídeos chamada Verbo Filmes, da congregação Verbo Divino. Foram cinco anos na função, produzindo vídeos com conotação religiosa e também comerciais.
 
A volta para Venda Nova ocorreu em 1992, após o nascimento do primeiro filho, Gabriel. A vida corrida na capital paulista levou o casal a optar pelo interior capixaba. Propôs à família montar um comércio e, após conversas, decidiram que um bom caminho seria montar uma padaria, a Bel Pan, na Vila Betânia.
 
Ao retornar à terra natal, além de atuar no comércio, participou ativamente de vários movimentos culturais e educacionais da cidade. O primeiro deles foi ao lado da esposa, Sirley, que é psicopedagoga. Abriram a escola Piccolo Mondo, que propôs um novo modelo educacional e uniu pais que, futuramente, implantaram o cooperativismo educacional em Venda Nova.
 
Atuou na Apae, foi da diretoria do Hospital Padre Máximo, Ministro da Palavra na Igreja Católica e atua fortemente na Festa da Polenta como apresentador do Desfile de escolha da rainha da festa e demais shows e apresentações.
 
Francisco Ivan brinca que é conhecido ora como Chicão da Padaria, ora como Chicão da Rádio. Isso porque, ao lado dos trabalhos na Bel Pan, ele fez e faz história na cidade como diretor e locutor da Rádio FMZ, emissora educativa da Fundação Máximo Zandonadi.
Braço da Comunicação da instituição, a Rádio FMZ foi implantada em maio de 2003, ou seja, há 20 anos. Francisco Ivan foi um dos idealizadores do projeto. Ele conta que, após o ganho de concessão e comprados os equipamentos, Dom Décio Sossai Zandonadi, um dos fundadores da FMZ, convidou-o para montar a emissora. 
 
Nas palavras de Chico, “era tudo muito simples no começo, contava com equipamentos de uma rádio comunitária: mesa bem barata, um computador e apenas um microfone. Para termos um pouco de acústica, forramos as paredes com crivos de ovos. Não tínhamos pedestal para o microfone, o fizemos a partir de uma luminária. Logo no início, só tinha programação musical, não tínhamos programas. Aí comecei a fazer um programa logo cedo, lendo notícias do jornal, já que na época não tinha internet. Assim, fomos estruturando a rádio”, conta Chico, que comanda o Café nas Montanhas, programa que é sucesso em Venda Nova do Imigrante e entorno.
 
Hoje, além do matinal, Francisco Ivan comanda o Viajando na Música, aos sábados. Mescla músicas com notícias e nunca se esquece de fortalecer as raízes culturais de Venda Nova do Imigrante, seja por meio de entrevistas, de cancionetas ou por palavras e expressões em talian, dialeto dos imigrantes que colonizaram Venda Nova.
Os que conhecem Chico Zandonadi falam que ele herdou o dom da palavra de sua mãe, Jordelina, e o amor pelo conhecimento de seu pai, Caetano. Sobrinho de Padre Cleto Caliman, tem o mesmo espírito desbravador, mas sempre levando em conta que as tradições e o passado ensinam, orientam e fazem parte da Venda Nova que todos queremos deixar para nossos filhos e netos.
 
Por terem contribuído muito no desenvolvimento do Município de Venda Nova do Imigrante, se dedicando a toda população vendanovense que se faz tão merecedor da Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman.

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h


WhatsApp

(28) 99946-1818


Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.