Projeto de lei cria Rota do Socol em Venda Nova do Imigrante

25 de maio de 2023 às 13h58.

O socol de Venda Nova do Imigrante já ganhou nome e sobrenome por meio do certificado de Indicação Geográfica (IG), que reconhece a procedência do produto. Agora, a iguaria tão apreciada por moradores e turistas pode ganhar um “caminho” só seu, batizado de Rota do Socol, a fim de valorizar a gastronomia e expandir o turismo local. 

O Projeto de Lei Substitutivo (PSL) 43/2023, em tramitação na Câmara de Venda Nova, prevê que a rota contemple pontos dentro do território da IG, nos bairros Alto Bananeiras, Vila da Mata, Vila Betânea e Providência, Tapera. Os empreendimentos – Angelim Socol, Caprinova, Dona Martha Delícias, Família Brioschi, Fazenda Carnielli, Sítio Lorenção e Tio Vé Socol – fazem parte da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), que conta com 21 associados.

A proposta, de autoria dos vereadores Erivelto Uliana, Marco Torres, Marcio Lopes e Aldi Caliman ainda vai para votação em plenário. Segundo o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Erivelto Uliana, a criação da rota é uma forma de orientar os turistas para que façam visitação aos pontos citados. 

“É uma forma de incentivarmos os empreendimentos e a organização produtiva local. Venda Nova do Imigrante já é referência no agroturismo nacional e a rota é mais uma forma de atrair visitantes que querem conhecer esse produto tão importante para o desenvolvimento do município”, avalia.

Para chegar ao desenho da rota, os vereadores promoveram reuniões com a Assocol, que foi uma das fomentadoras da IG. Com isso, eles puderam colocar no projeto os locais indicados e aqueles que fazem parte da área contemplada pela Indicação Geográfica (IG).

A solicitação da Indicação Geográfica foi feita em 2014, aprovada em junho de 2018 e publicada no mesmo mês e ano na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.