Unanimidade marca eleição do primeiro corregedor

Para fazer valer o Capítulo VII da Resolução nº069/2001, a Câmara de Venda Nova elegeu o seu corregedor. O único candidato à função, Alberto Falqueto- PDT, foi eleito por unanimidade e ficará na histórica como o primeiro corregedor da Casa. A eleição foi na sessão da última terça-feira, dia 10 de abril, quando todos os vereadores manifestaram seu apoio ao vereador.

 

A indicação de Alberto Falqueto para ocupar a função de corregedor é resultado de um acordo entre os vereadores nas reuniões das Comissões Permanentes.  Marco Grillo- PSDB, presidente da Câmara, explicou que a resolução que faz esta exigência existe deste 2001. “A função, até então vaga, ganha titular e é fundamental para disciplinar a atuação dos vereadores e funcionários”.

 

Grillo ainda destacou o perfil conciliador de Falqueto, que tem grande capacidade de diálogo. “A Câmara ganha muito e também, Venda Nova”, disse ao agradecer ao vereador por aceitar ocupar um cargo de tanta responsabilidade.

 

Alberto Falqueto disse ter consciência da possibilidade de estar no centro de futuras polêmicas entre os colegas. Ele ainda esclareceu que faz parte de sua função receber denúncias sobre a conduta dos vereadores por parte de qualquer cidadão vendanovense.

 

De acordo com o Artigo 14 do Capítulo VII da Resolução nº 069/2001, compete ao corregedor zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e corrigir os usos e abusos dos vereadores, promovendo-lhes a responsabilidade. O Corregedor poderá instituir processo disciplinar por ato próprio ou em virtude de representação fundamentada de terceiros.

 

Os artigos da Resolução ainda prevêem, no caso de processo disciplinar, a convocação de eleição dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a ser constituída por outros três vereadores.

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de abril de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000


Telefone:
(28)3546-0074
E-mail:
camaravni@camaravni.es.gov.br

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as terças-feiras 19:00h