Prefeito presta contas na Câmara

Para o chefe do Executivo, o maior desafio é manter e buscar mais receita para Venda Nova

18 de dezembro de 2008 às 00h00.

A sessão da última terça-feira, dia 16 de dezembro, foi marcada pela prestação de contas do prefeito Braz Delpup- PPS, que no dia 31 de dezembro conclui seu mandato. Ele fez um pronunciamento inicial e passou para secretária de Saúde, Leiliane Scheideger Athayde, e o secretário de Educação, Fábio Altoé, a primeira parte da apresentação.

Na segunda parte, o prefeito começou dizendo que o maior desafio é manter e buscar mais receita para o Município. A atual situação e a preocupação com o que pode acontecer permearam em quase toda a fala do prefeito.  Este mesmo tempo foi tratado com freqüência pelos vereadores ao longo deste mandato. De 2005 para 2008, as principais receitas cresceram de 126% a 822% líquidos.  O recolhimento com IPVA, por exemplo, foi de 233%, já descontada a inflação do período (veja quadro abaixo).

FOTOINTERNA2

De acordo com o prefeito, em 2011, o município que não tiver receita própria, deixará de receber verbas federais. Venda Nova conta atualmente com 20% de receita gerada no município, enquanto Vitória tem 70%. O recolhimento de ISS foi o que mais cresceu: 822% líquidos. No entanto, a alíquota cobrada foi reduzida de 5% para 2,5% no ano de 2002. O projeto que propôs a redução foi do vereador Marco Grillo- PSDB, que na época acertou na previsão de uma maior disposição do contribuinte.

Alerta

O prefeito pediu que a próxima administração dê uma atenção especial para os recursos hídricos e fez uma alerta: Venda Nova precisa garantir água. A Prefeitura comprou um terreno para fazer uma Área de Preservação Permanente- APA, mas que um plantio de eucalipto secou as nascentes.

Como uma das conquistas de Venda Nova, ele citou o “Café das Montanhas do Espírito Santo”. “É um projeto que nasceu em Venda Nova e congregou toda região numa proposta de volume para atender aos importadores e regionalizar os benefícios".

Sobre o patrimônio da Prefeitura, o prefeito pediu que continue o capricho com a manutenção dos equipamentos. Ele sugeriu ao próximo que responsabilize uma pessoa para acompanhar a manutenção de toda a frota de veículos e máquinas.

FOTOINTERNA1

Saúde e Educação

De acordo com os números apresentados pela secretária, os serviços prestados crescem acima da proporção da população. O número de consultas, por exemplo, saltou de 36.996 para 46.595 em 2008.  Em 2008 foram mais de 4.149 consultas especializadas. Já as internações caíram de 6, 47% da população para 4,37. “Vai cair ainda mais quando fechar a contagem no final do ano”, prevê Leiliane.

O secretário Fábio Altoé se ateve a focar os três pilares que para ele e para a administração Braz Delpupo formam a base da Educação de qualidade: estrutura física, ferramentas de trabalho e equipe.  No pilar da estrutura física, Altoé citou a manutenção das cinco creches, sendo duas construídas nesta administração nas comunidades do Camargo e São João de Viçosa; o Jardim de Infância Honório Pizzol, também em São João, e a Escola do Caxixe. Ele falou da compra de nove ônibus compondo a frota de 22, que circula em 48 linhas distintas. “É a maior frota percapta  do Espírito Santo”.

Ele disse considerar fundamental a disponibilidade de equipamentos. “Todas as escolas têm máquinas de fazer cópias, data show, máquina fotográfica, livros didáticos e paradidáticos...”, disse resumindo. Já a equipe de trabalho, considerada a coluna central de qualquer tipo de trabalho, da média de 37 alunos por sala passou-se para 23. O secretário disse que foram contratados professores regulares, de reforço e estagiários... As escolas contam com pedagogos e um nutricionista ajuda fazer o cardápio de todas junto com as merendeiras.  Também compõem a equipe da Educação um psicólogo e um psicopedagogo.