Cefet vai ser realidade em Venda Nova

Câmara participa de negociações em Brasília para garantir a implantação de uma unidade no município

27 de abril de 2007 às 00h00.

A Câmara de Venda Nova do Imigrante, representada pelo presidente Marco Grillo- PSDB, teve participação ativa nas negociações para reverter o posicionamento do Ministério da Educação e Cultura e resgatar o projeto de instalação de um Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet para o município. A posição definitiva do Governo Federal foi anunciada na manhã de quarta-feira pelo senador Renato Casagrande- PSB e pela deputada federal Rita Camata- PMDB numa ligação para o presidente da Câmara.

A implantação de uma unidade do Cefet em Venda Nova ainda era dúvida na noite da última terça-feira. Venda Nova foi substituído por Ibatiba no projeto anunciado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação Fernando Haddad. Uma investida do deputado Magno Malta-PR e Nelcimar Fraga-PL transferiu a concessão para Ibatiba sob o argumento de que naquela localidade beneficiaria também parte de Minas Gerais.

Em Brasília, o presidente da Câmara e o secretário Municipal de Agricultura de Venda Nova, Evair Vieira de Melo, participaram de uma reunião entre Renato Casagrande e Rita Camata com Eliezer Pacheco, secretário nacional de Educação Tecnológica.

Ainda este ano

A saída do município do projeto inicial de expansão resultou numa união de forças que acelerou e antecipou a implantação para este ano. De acordo com o senador e a deputada, Venda Nova ganhará o Cefet numa primeira etapa de expansão, que inclui Cariacica e São Mateus.

Esta vitória é uma soma de esforços do prefeito, dos vereadores e dos representantes da região em Brasília. O governador Paulo Hartung- PMDB também se empenhou em recolocar Venda Nova no projeto de expansão do Cefet no Espírito Santo.

Com a implantação do Cefet, surge a possibilidade de proporcionar aos jovens de toda Região Serrana uma formação tecnológica. Esta é uma conquista que vai ajudar a qualificar estes jovens, muitos sem oportunidade de estudar em centros maiores.