Pesquisa: Câmara tem o melhor índice de satisfação do ES

A afirmação é do técnico do Instituto de Pesquisa Futura ao avaliar os números de Venda Nova e compara-los aos de outros municípios

04 de maio de 2007 às 00h00.

A pesquisa realizada em abril pelo Instituto Futura revelou mais do que a satisfação dos munícipes com os serviços públicos municipais. A Câmara de Venda Nova tem o melhor índice de aceitação do Espírito Santo: 6,45% de ótimo e 40,45% de bom.

Esta é a avaliação de Isaias Caliman Buffon, técnico do Futura, que coordenou a pesquisa em Venda Nova. O resultado de Câmaras de outros municípios foi a base desta conclusão. "Não existe Câmara preocupada em melhorar", afirmou Buffon ao revelar que os resultados conhecidos foram obtidos através de pesquisas contratadas pelo Executivo.

A iniciativa de uma Câmara fazer uma pesquisa para saber como é vista pela população é inédita, conforme informou Buffon. O resultado é o marco zero na contagem de um trabalho de conscientização dos munícipes. O fato da maioria não saber qual é o papel da Câmara é preocupante e a Mesa Diretora já traçou um planejamento estratégico para reverter este quadro.

Mais do que ganhar visibilidade, a Câmara quer capacitar o morador para exercer seu papel de cidadão e participar ativamente da vida pública de Venda Nova. A Câmara já está implantando novas formas de comunicação com a comunidade.

Um dos grandes problemas junto à opinião pública é gerado pelo senso comum sobre o Legislativo em todo Brasil, principalmente com as últimas notícias veiculadas pela mídia. Todas as esferas do Legislativo estão fragilizadas.

Com este cenário brasileiro caótico do Legislativo, o presidente da Câmara de Venda Nova, o vereador Marco Grillo se surpreendeu com o bom resultado. "Tinha uma expectativa de números bem piores. Também considero o resultado bom, levando em conta que divulgamos pouco o nosso trabalho".

Para Grillo, o vereador tem a função técnica de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo, mas deve ter em mente sua função política e pública de ajudar o município a se desenvolver. "Quando lutamos para trazer o Cefet, buscamos recursos ou viabilizamos projetos, também estamos cumprindo nossa função de lutar por um município melhor".

Outro ponto importante foi o compromisso inicial de publicar os resultados da pesquisa. "Desde o início deixamos claro que os resultados seriam de domínio público", lembrou Grillo, ao se mostrar comprometido com a democratização das informações e transparência como marcas da atual presidência.

* Veja o resultado completo da pesquisa aqui.