Nível de satisfação com os serviços públicos é alto

Câmara conclui Plano de Ação 2007/2008 e divulga resultado de pesquisa, que além de subsidiar trabalho no Legislativo revela indicativos para o Executivo

04 de maio de 2007 às 00h00.

Na última quinta-feira, dia 3 de maio, a Mesa Diretora apresentou o resultado da pesquisa de satisfação para os vereadores, funcionários, secretários municipais e prefeito. A pesquisa foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa Futura, como parte do Plano de Ação 2007/2008 da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante.

O Plano de Ação, iniciado no dia 6 de fevereiro e concluído na última quinta-feira, foi elaborado pelos vereadores, funcionários e parceiros da Câmara e também contou com assessoria do Futura.

Para chegar aos resultados apresentados, em abril o Futura entrevistou 403 pessoas, numa distribuição de 50% para a sede e 25% para cada distrito: São João de Viçosa e Alto Caxixe. O objetivo primordial foi saber dos munícipes como o trabalho dos vereadores e a Câmara são vistos. No entanto, aproveitou-se a oportunidade para traçar um panorama do grau de satisfação com os serviços prestados pela municipalidade e os anseios da população.

A maior parte dos serviços municipais foi bem avaliada e na média, o Índice de Satisfação do Contribuinte- ISC é de 69%, o que pode ser considerado muito bom na leitura técnica do Futura.

Antes da pesquisa, o grupo de elaboração do Plano de Ação 2007/2008 já havia verificado a necessidade de melhorar a comunicação da Câmara com a comunidade. A pesquisa confirmou esta necessidade, quando revelou ter pouca visibilidade do trabalho dos vereadores.

Para surpresa dos vereadores, há em Venda Nova um alto índice de pessoas com a o 1º grau incompleto: 50,62%, o que aponta para a necessidade da realização de ações como a educação de adultos.  A pesquisa ainda apontou que os moradores sentem muita falta de atividades, leis e projetos que promovam a geração de emprego e renda.Também é forte a preocupação com a segurança pública e com a saúde.

Mesmo apontando os problemas do município e avaliando de forma crítica os serviços públicos, os munícipes (87%) sentem-se satisfeitos e não trocam Venda Nova por outro lugar. Na leitura do Instituto de Pesquisa, esse índice talvez seja o melhor parâmetro para avaliar a satisfação do contribuinte.