Câmara aprova repasse para hospital

Por unanimidade, a Câmara de Venda Nova do Imigrante aprovou, na sessão do dia 13 de fevereiro, um repasse de R$ 540 mil para o Hospital Padre Máximo, o único do município e considerado de referência regional. O valor será dividido em parcelas mensais até o final do ano e representa o total das verbas do orçamento destinado a entidades de saúde.

Estes recursos são fundamentais para deixar que a instituição funcione, conforme  reconhecem todos os vereadores O hospital funciona de maneira exemplar e, na prática, é regional. O HPM atende a Brejetuba, que não tem hospital, a Conceição do Castelo, que tem hospital de menor porte, e ainda parte da população de Afonso Cláudio e Pedra Azul, que faz parte do município de Domingos Martins.

A demanda de usuários cresce e também aumentam os custos. Apesar da assiduidade dos repasses e todas as contribuições recebidas, a instituição chega a todo final de ano em situação crítica. A Câmara chama a atenção para a necessidade de se unir forças e buscar uma contribuição efetiva no Estado e também nos municípios vizinhos.

A discussão sobre a participação dos municípios vizinhos é antiga. Alguns vereadores sugerem que o Estado participe mais, nem que seja com a manutenção de alguns profissionais. Enquanto isso não acontece, é fundamental que os municípios beneficiados contribuam, somando esforços na tentativa de motivar os profissionais comprometidos com a comunidade local e regional.

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007