Destinação do lixo preocupa vereadores

Comissão de Meio Ambiente quer discutir com Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente coleta seletiva no município

24 de maio de 2007 às 00h00.

O relator da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social, o vereador Francisco Foletto- PSB enviou correspondência ao secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evair Vieira de Melo, propondo um planejamento conjunto para implantar coleta de lixo seletiva em Venda Nova.

O vereador quer que plásticos, papel e latas sejam recolhidos separadamente para uma posterior destinação mais adequada. Atualmente a Prefeitura paga uma empresa de Vitória para buscar o lixo recolhido em Venda Nova e, mesmo sem ter em mãos o custo deste serviço, sabe-se que o valor é alto.

Semana passada, a Câmara aprovou um requerimento assinado pelo vereador Isael Bergamim- PPS, solicitando um levantamento dos custos da Prefeitura com este serviço. Os vereadores estão preocupados com os gastos da Prefeitura e acreditam numa solução que venha poupar o meio ambiente e os cofres municipais.

Um dos grandes problemas enfrentados pelo município e disponibilizar uma área para um aterro sanitário que esteja de acordo com as exigências dos órgãos ambientais. As áreas apresentadas não foram aceitas, o que levou o município a contratar o serviço de uma empresa de Vitória para levar o lixo de Venda Nova.

De acordo com a proposta do relator da Comissão de Meio Ambiente, seria mais interessante implantar a coleta seletiva que, além do caráter educativo, vai poupar o município de problemas mais graves no futuro.