Venda Nova empossa Conselho de Segurança

Câmara disponibiliza estrutura física e de pessoal para o funcionamento da entidade

24 de maio de 2007 às 00h00.

A Câmara colocou à disposição uma sala com computador e uma estagiária do curso de direito para atender ao Conselho Municipal de Segurança de Venda Nova do Imigrante. Esta é uma das contrapartidas do Legislativo Municipal que se comprometeu a agir a favor da segurança do município para atender uma das principais demanda dos moradores.

A instituição do Conselho é resultado de uma proposta gerada na Audiência Pública Sobre Segurança promovida pela Câmara no dia 12 de fevereiro. O presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, reforçou o conceito de que o Conselho é uma grande ferramenta de comunicação entre a sociedade civil e os poderes constituídos.

A audiência pública integra o Plano de Ação 2007/2008 da Câmara, cujo principal foco está na aproximação do Legislativo com a comunidade. "A demanda por melhoria na segurança pública foi sentida no contato direto da população com os vereadores. Foi então que a Casa resolveu promover a audiência e fazer parte da solução do problema", declarou o presidente. Ele ainda disse que o resultado da pesquisa feito pelo Instituto Futura confirmou esta necessidade.

Solenidade

Empossado na última quarta-feira, dia 23, numa solenidade promovida pela Prefeitura em parceria com a Câmara, o Conselho Municipal de Segurança conta com 31 membros. Cerca de 80 pessoas acompanharam a cerimônia no Creven, dentre representantes de instituições e órgãos governamentais e da sociedade local. Logo após a implantação, os membros já se reuniram e escolheram a diretoria.

Edson Zandonadi, representante dos estabelecimentos privados de ensino, é o presidente da instituição vinculada ao gabinete do prefeito que atuará na consultoria e assessoria para elaboração de ações e políticas públicas na área em questão. Também compõe a diretoria provisória Paulo Batista Filho, o "Sargento Paulão", como vice; e Osvaldo Damasceno, secretário. A diretoria ficará responsável pela elaboração do regimento interno até a nova eleição para mandato de dois anos.

A mesa da solenidade contou com praticamente todos os representantes dos poderes que participaram da audiência pública na Câmara Municipal. O presidente da Câmara fez uma retrospectiva dos fatos que culminaram com a posse do Conselho e franqueou a palavra. Todos foram unânimes em reconhecer ser a instituição do Conselho um grande passo na busca de soluções para os problemas de segurança.

Valeriano Cesário Bolzan, juiz de Venda Nova, disse que o Conselho tem uma formação muito eclética "Todos os seguimentos estão aqui representados", declarou ao destacar a importância da multiplicidade de idéias na busca de solução. "É só arregaçar as mangas e trabalhar".

Bolzan ainda chamou a atenção para a necessidade de uma gestão de resultados, com objetivos claros. Ele sugeriu ao conselho mapear os tipos de problemas para fazer uma base de trabalho e sempre prestar contas aos munícipes.

Marco Antônio De Angeli Póla, comandante da Polícia Militar em Venda Nova, parabenizou o presidente da Câmara pela iniciativa da audiência pública, de onde surgiu a idéia do Conselho. Ele espera melhor interação para a polícia saber mais o que acontece nas ruas e chegou a sugerir urnas em locais de fácil acesso para que a comunidade tenha coragem de fazer denúncias anônimas e passar informações.

A delegada Maria Elisabete Zanole também está muito otimista. Ela acredita que haverá mais interação e disse esperar este momento desde a sua vinda para o município, há 16 anos. "Ainda temos muitas dificuldades com a cultura da não formalização da denúncia e também para ter informações. Muitos acham que temos bola de cristal e acredito que isto e outras visões distorcidas podem mudar com a atuação do Conselho".

Membros do Conselho Municipal de Segurança

- Ordem dos Advogados do Brasil – OAB