Venda Nova empossa Conselho de Segurança

Câmara disponibiliza estrutura física e de pessoal para o funcionamento da entidade

24 de maio de 2007 às 00h00.

A Câmara colocou à disposição uma sala com computador e uma estagiária do curso de direito para atender ao Conselho Municipal de Segurança de Venda Nova do Imigrante. Esta é uma das contrapartidas do Legislativo Municipal que se comprometeu a agir a favor da segurança do município para atender uma das principais demanda dos moradores.

 

A instituição do Conselho é resultado de uma proposta gerada na Audiência Pública Sobre Segurança promovida pela Câmara no dia 12 de fevereiro. O presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, reforçou o conceito de que o Conselho é uma grande ferramenta de comunicação entre a sociedade civil e os poderes constituídos.

 

A audiência pública integra o Plano de Ação 2007/2008 da Câmara, cujo principal foco está na aproximação do Legislativo com a comunidade. "A demanda por melhoria na segurança pública foi sentida no contato direto da população com os vereadores. Foi então que a Casa resolveu promover a audiência e fazer parte da solução do problema", declarou o presidente. Ele ainda disse que o resultado da pesquisa feito pelo Instituto Futura confirmou esta necessidade.

 

Solenidade

Empossado na última quarta-feira, dia 23, numa solenidade promovida pela Prefeitura em parceria com a Câmara, o Conselho Municipal de Segurança conta com 31 membros. Cerca de 80 pessoas acompanharam a cerimônia no Creven, dentre representantes de instituições e órgãos governamentais e da sociedade local. Logo após a implantação, os membros já se reuniram e escolheram a diretoria.

 

Edson Zandonadi, representante dos estabelecimentos privados de ensino, é o presidente da instituição vinculada ao gabinete do prefeito que atuará na consultoria e assessoria para elaboração de ações e políticas públicas na área em questão. Também compõe a diretoria provisória Paulo Batista Filho, o "Sargento Paulão", como vice; e Osvaldo Damasceno, secretário. A diretoria ficará responsável pela elaboração do regimento interno até a nova eleição para mandato de dois anos.

 

 

A mesa da solenidade contou com praticamente todos os representantes dos poderes que participaram da audiência pública na Câmara Municipal. O presidente da Câmara fez uma retrospectiva dos fatos que culminaram com a posse do Conselho e franqueou a palavra. Todos foram unânimes em reconhecer ser a instituição do Conselho um grande passo na busca de soluções para os problemas de segurança.

 

 Valeriano Cesário Bolzan, juiz de Venda Nova, disse que o Conselho tem uma formação muito eclética "Todos os seguimentos estão aqui representados", declarou ao destacar a importância da multiplicidade de idéias na busca de solução. "É só arregaçar as mangas e trabalhar".

 

Bolzan ainda chamou a atenção para a necessidade de uma gestão de resultados, com objetivos claros. Ele sugeriu ao conselho mapear os tipos de problemas para fazer uma base de trabalho e sempre prestar contas aos munícipes.

 

Marco Antônio De Angeli Póla, comandante da Polícia Militar em Venda Nova, parabenizou o presidente da Câmara pela iniciativa da audiência pública, de onde surgiu a idéia do Conselho. Ele espera melhor interação para a polícia saber mais o que acontece nas ruas e chegou a sugerir urnas em locais de fácil acesso para que a comunidade tenha coragem de fazer denúncias anônimas e passar informações.

 

A delegada Maria Elisabete Zanole também está muito otimista. Ela acredita que haverá mais interação e disse esperar este momento desde a sua vinda para o município, há 16 anos. "Ainda temos muitas dificuldades com a cultura da não formalização da denúncia e também para ter informações. Muitos acham que temos bola de cristal e acredito que isto e outras visões distorcidas podem mudar com a atuação do Conselho".

 

 

Membros do Conselho Municipal de Segurança

 

- Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Titular: Marcus Sávio Lacerda Senna

Suplente: Francisco Caliman

 

- Associação Comercial e Industrial de Venda Nova do Imigrante

Titular: Sérgio Guarnier

Suplente: Flávia Entringer

 

- Sindicato Rural

Titular: Benjamim Falqueto

Suplente: Marco Aurélio Caliman

 

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Titular: Lúcio Genivaldo Côco

Suplente: Marcelia Bruneli Mistura

 

- Associação de Moradores legalmente constituídas

Titular: Rita da Penha Bozzi Galavotti

Suplente: Neuza Maria Fiorese Chequer

 

- Estabelecimentos de Ensino Privado

Edson Zandonadi

 

- Estabelecimentos de Ensino Público

Titular: Maria Cristina Paste Perim

Suplente: Sérgio Rosa Marques

 

- Instituições Financeiras

Titular: José Carlos Moreira

Suplente: Carlos Borel Neto

 

- Instituições Filantrópicas

Titular: José Luiz Moysés

Suplente: Tarcísio José Caliman

 

- Executivo Municipal

Titulares: João Antelmo Delpupo e Paulo Batista Filho

Suplentes: Juliana Fioresi Moreira e Gilberto Bravin Zanoli

 

- Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

Titular: Fábio Altoé

Suplente: Cyntia Figueira Grillo

 

- Polícia Militar

Titular: 1º Tem. PM Marcos Antônio De Angeli Póla

Suplente: 2º Sarg. PM Alcino Cristo Nunes

 

- Polícia Civil

Titular: Ireni Péterle Brioschi

Suplente: Elizete Cola

 

- Poder Judiciário

Osvaldo Damasceno

 

- Poder Legislativo Municipal

Titular: Francisco Carlos Foletto

Suplente: Gervásio Ambrosim

 

- Ministério Público

Adriana Dias Paes Ristori

 

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.