Transferência da ETE pode estar próxima

Vereadora busca informações na Cesan sobre andamento da transferência da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE

08 de junho de 2007 às 00h00.

O diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Saleme, garantiu que dentro de mais ou menos 15 dias o Sistema de Tratamento de Esgoto- ETE de Venda Nova estará sendo operado na nova estação. A promessa foi feita no dia 30 de maio, quando a vereadora Eunice Caliman- PV o procurou, com a finalidade de saber sobre o andamento das obras.

A atitude da vereadora faz parte da política de atuação direta da Câmara nos assuntos de interesse da comunidade. Na ocasião da visita, o diretor garantiu que o Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema já sinalizou positivamente pela liberação.  A Licença de Operação- LO é a única burocracia pendente para que a transferência do sistema seja efetivada.

Desde 1986, o esgoto de Venda Nova é recolhido numa lagoa no bairro Bananeiras, próximo à divisa do bairro Vila Betânea e da Vila São Miguel. A estação veio para resolver o problema de saneamento básico da cidade, mas devido ao sistema aeróbico não se adaptar 100% às condições climáticas, os moradores das proximidades sofrem com o mau cheiro exalado, principalmente nos dias mais nublados.

As famílias reclamam do mau cheiro, dos mosquitos e de problemas respiratórios. Quando chove, a situação piora para os moradores, principalmente para os mais próximos do popular “Pinicão”.

Em 1999, a Prefeitura negociou a permuta do terreno com a família de Evaldo Zandonade, para a construção da outra estação de tratamento com sistema anaeróbico. Devido a problemas de ordem burocrática, a obra se arrasta há anos e a comunidade reclama da demora.

Diante da promessa do diretor da Cesan, a vereadora se comprometeu  acompanhar de perto o andamento da finalização deste processo.  O diretor disse a vereadora já ter avisado ao Setor de Obras da Prefeitura da necessidade de alguns reparos na estação.

Meio ambiente

Na última terça-feira, dia 5, Dia do Meio Ambiente, a data foi lembrada pela vereadora que também anunciou novidades sobre a barragem de Alto Bananeiras. O mesmo diretor disse a ela que dentro de 60 dias será feita nova licitação para a obra. A Cesan vai agora toca-la, cujo custo é de R$ 1,6 milhão.

Ao considerar a importância do Dia do Meio Ambiente, para a vereadora Eunice Caliman pouca coisa aconteceu em Venda Nova em razão da data. “Acho até que a sessão próxima a esta data deveria ser solene, especial, para anunciar uma série de ações”. Na avaliação dela, o município já conquistou muito, mas ainda tem muito a conquistar como, por exemplo, a coleta seletiva com reciclagem do lixo.