Transferência da ETE pode estar próxima

Vereadora busca informações na Cesan sobre andamento da transferência da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE

08 de junho de 2007 às 00h00.

O diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Saleme, garantiu que dentro de mais ou menos 15 dias o Sistema de Tratamento de Esgoto- ETE de Venda Nova estará sendo operado na nova estação. A promessa foi feita no dia 30 de maio, quando a vereadora Eunice Caliman- PV o procurou, com a finalidade de saber sobre o andamento das obras.


A atitude da vereadora faz parte da política de atuação direta da Câmara nos assuntos de interesse da comunidade. Na ocasião da visita, o diretor garantiu que o Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema já sinalizou positivamente pela liberação.  A Licença de Operação- LO é a única burocracia pendente para que a transferência do sistema seja efetivada.

 

Desde 1986, o esgoto de Venda Nova é recolhido numa lagoa no bairro Bananeiras, próximo à divisa do bairro Vila Betânea e da Vila São Miguel. A estação veio para resolver o problema de saneamento básico da cidade, mas devido ao sistema aeróbico não se adaptar 100% às condições climáticas, os moradores das proximidades sofrem com o mau cheiro exalado, principalmente nos dias mais nublados.

 

As famílias reclamam do mau cheiro, dos mosquitos e de problemas respiratórios. Quando chove, a situação piora para os moradores, principalmente para os mais próximos do popular “Pinicão”.

 

Em 1999, a Prefeitura negociou a permuta do terreno com a família de Evaldo Zandonade, para a construção da outra estação de tratamento com sistema anaeróbico. Devido a problemas de ordem burocrática, a obra se arrasta há anos e a comunidade reclama da demora.

 

Diante da promessa do diretor da Cesan, a vereadora se comprometeu  acompanhar de perto o andamento da finalização deste processo.  O diretor disse a vereadora já ter avisado ao Setor de Obras da Prefeitura da necessidade de alguns reparos na estação.

 

Meio ambiente

Na última terça-feira, dia 5, Dia do Meio Ambiente, a data foi lembrada pela vereadora que também anunciou novidades sobre a barragem de Alto Bananeiras. O mesmo diretor disse a ela que dentro de 60 dias será feita nova licitação para a obra. A Cesan vai agora toca-la, cujo custo é de R$ 1,6 milhão.

 

Ao considerar a importância do Dia do Meio Ambiente, para a vereadora Eunice Caliman pouca coisa aconteceu em Venda Nova em razão da data. “Acho até que a sessão próxima a esta data deveria ser solene, especial, para anunciar uma série de ações”. Na avaliação dela, o município já conquistou muito, mas ainda tem muito a conquistar como, por exemplo, a coleta seletiva com reciclagem do lixo.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.