Superintendente do Sebrae ES participa de sessão

Scárdua elogia postura da Prefeitura e da Câmara e anuncia mudanças que beneficiarão pequenas empresas

12 de julho de 2007 às 00h00.

A Câmara Municipal de Venda Nova recebeu o superintendente do Sebrae- ES Felício Scárdua, na sessão da última terça-feira, dia 10. Ele, que escutara o pronunciamento do prefeito do município, Braz Delpupo, disse que conhece todo o Espírito Santo e, baseado na lista de obras da atual administração, pode dizer que um município, mesmo pequeno, que trata com zelo o dinheiro público, o trabalho aparece.

Scárdua disse que o Sebrae é assim. Triplica o valor dos recursos disponíveis, a medida que faz parceria. O Superintende disse que estava em Venda Nova por vários motivos, em especial para anunciar mudanças em benefício das pequenas empresas, em especial às ligadas à agroindústria e agroturismo.

Redução da carga tributária

O Supersimples, criado no dia 14 de dezembro de 2006, através da Lei Complementar nº 123, e que entrou em vigor no dia 1º de julho, foi anunciada pelo superintendente do Sebrae no Espírito Santo, Felício Scárdua, como uma boa nova. Junto com estas medidas, outras estão vindo embutidas ou a reboque. Ele anunciou mudanças importantes no cenário nacional e do Estado, que vão interferir diretamente nas atividades das pequenas empresas, na agroindústria e no agroturismo.

De acordo com ele, a redução na carga tributária e eliminação na burocracia, quando uma única guia vai recolher 12 impostos, vai facilitar a sobrevivências das pequenas empresas, que também terão exclusividade em 20% dos recursos destinados a financiamento.

O mais importante, na própria avaliação de Scárdua, está nas compras feitas pelo poder público. De acordo com o superintendente, tanto a União, quanto o Estado e o Município vão criar um cadastro de pequenas empresas dentro do seu território, visando fazer tomadas de preço e concorrências destinadas para elas.

FOTOINTERNA1

Com isto, estas empresas serão privilegiadas na disputa com empresas maiores e externas. Scárdua ficou de mandar um projeto de lei padrão para que a Câmara inicie este processo em Venda Nova.

Outra boa notícia para o setor é possibilidade de as pequenas empresas se unirem em consórcio. Antes este benefício só era para as médias e grandes. "É preciso trabalhar em cooperativa. É mais fácil comprar, vender e fazer o plano de marketing".

A criação de um selo estadual para os produtos da agroindústria foi outra ação anunciada por Scárdua. Ele disse que é uma questão imediata e que o projeto de lei está em vias de ser encaminhado para a Assembléia Legislativa. "Há necessidades que surgiram com o crescimento do setor".