Outro centro de aprendizado profissional

Locais para Escola de Hotelaria e Gastronomia que atenderá a região são vistoriados no município

31 de julho de 2007 às 00h00.

Um almoço sexta-feira, dia 27, em Venda Nova, entre vereadores e prefeito com os presidentes da Federação do Comércio do Espírito Santo- Fecomercio/ES, José Lino Sepulcre; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac/ES, Dionísio Cortelete; e do Serviço Social do Comércio- Sesc/ES, Gutman Uchoa de Mendonça, marcou o início da visita de conhecimento de campo em Venda Nova.

Este foi o primeiro contato direto destas instituições com prováveis locais da sede da Escola de Hotelaria e Gastronomia. No 16 último, o presidente da Câmara e o prefeito de Venda Nova estiveram reunidos com os citados representantes das entidades, em Vitória.

Sepulcre disse que o grupo veio a convite do prefeito Braz Delpupo –PPS e do presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB. “Os cursos serão oferecidos de acordo com o resultado de estudo na região”. Ele disse que a implantação da escola é uma solicitação do governador Paulo Hartung- PMDB, que pediu o apoio das entidades presentes e ainda este contato com as autoridades locais e a comunidade.

Para Sepulcre, a Região de Montanhas é bastante promissora e os hotéis e restaurantes carecem de mão-de-obra especializada. Ele informou que o Senac oferece mais de 250 cursos que possibilitam o início de uma carreira profissional. De acordo com ele, os cursos observarão a demanda e ainda poderão aproveitar profissionais locais que tenham conteúdo para ministrá-los. “Dentro de 90 dias teremos o estudo de demandas concluído”.

Quanto à localização, ele disse que ainda não há um amadurecimento para apontar o local ideal. “O prefeito nos sugeriu duas áreas. Vamos considerar a facilidade de acesso dos alunos”. Ele afirmou que alguns cursos podem ser ofertados mesmo sem a área definida, como no caso de gastronomia. “Basta que uma parceira com um restaurante habilitado seja feita”.