Câmara quer Plano de Águas para Venda Nova

Em reunião com o secretário Municipal de Meio Ambiente, presidente da Casa solicitou mapeamento e projeto para incluir recursos no Orçamento

16 de agosto de 2007 às 00h00.

Venda Nova está na região de cabeceira e o abastecimento de água

pode ser um problema a curto prazo se não houver ações imediatas e

contínuas. Para falar do assunto, a Mesa Diretora convocou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Evair Vieira de Melo.

O secretário admitiu que a oferta hídrica é uma das grandes limitantes para o crescimento com desenvolvimento de Venda Nova. Ele fez uma explanação sobre as nascentes em processo de desapropriação e citou o Lago de Alto Bananeiras como o maior exemplo que figura a preocupação da Administração com o tema.

Ele disse ser um sonho ter todas as nascentes de interesse coletivo

Passem para o domínio público e que as desapropriações seguirão este critério. O objetivo, segundo ele, é num prazo de cinco a dez anos desapropriar todas sob estas condições.

A primeira a passar por este processo fica na Vila Formosa, na propriedade de Roberto Galveias, na divisa de Domingos Martins e Venda Nova. A segunda fica em São José do Alto Viçosa e as próximas, no Alto Caxixe.

FOTOINTERNA1

O vereador Alberto Falqueto- PDT demonstrou sua preocupação em abrir precedentes para pagamentos de desapropriação de alto custo para a Municipalidade. Para evitar especulações ou desequilíbrio na aplicação de recursos para esta área, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB solicitou ao secretário um mapeamento que permita a elaboração do Plano Municipal das Águas. Evair ficou de fazê-lo o mais rápido possível, tendo em vista que a proposta para o Orçamento Municipal de 2008 ficará pronta até o final de agosto.