Audiência do Cefet reúne representantes regionais

Durante audiência, foi anunciado investimento de R$ 5 milhões a partir de 2008, quando começam a ser implantados os cursos em Venda Nova

12 de setembro de 2007 às 00h00.

Começará a funcionar no primeiro semestre de 2008 o Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet em Venda Nova.  Além desta confirmação, na audiência pública da última segunda-feira, dia 10, foram anunciados pelos diretores do Cefet/ES, Jadir Pella e Aloísio Carnielli, o investimento de R$ 5 milhões para a unidade no município.

A audiência para ajudar a definir o perfil do Cefet Venda Nova contou com a participação de cerca de 80 pessoas, dentre lideranças políticas, secretários municipais, diretores de escolas e faculdades e representantes de outros segmentos da região.

Venda Nova faz parte do primeiro bloco de expansão do Cefet no Espírito Santo junto com São Mateus e Cariacica. As aulas começarão no prédio da Escola Liberal Zandonadi, na Vila Betânea, já que o local para a construção da sede ainda está em fase de sondagem pela Prefeitura, num processo acompanhado de perto pelos vereadores. O terreno é uma contrapartida da Prefeitura Municipal.

FOTOINTERNA1

A audiência pública de segunda-feira foi um dos instrumentos de estudo de demanda feito pelo corpo técnico do Cefet, que busca subsídios para determinar quais serão as ofertas de cursos para a região.

O Cefet pode atuar em 20 áreas e ainda alcançar o ensino superior, num processo chamado de verticalização. O ensino médio será integrado ao técnico, nos turnos diurnos. Para quem já concluiu o ensino médio, o projeto é oferecer ensino técnico  no horário noturno. Também serão ofertados cursos de formação inicial com duração de um a dois semestres para atender as demandas mais imediatas do mercado.

Regionalidade e vocação

A audiência pública foi coordenada pelo presidente da Câmara, o vereador marco Grillo- PSDB, que, junto com outros vereadores, acompanha de perto todo o processo de conquista do benefício para Venda Nova.

Para o presidente da Câmara, a audiência colocou em evidência dois fatores relevantes a serem levados em consideração na formação do perfil da escola: a necessidade dos cursos de curto prazo para atender a demanda do mercado e o agronegócio como diferencial do Cefet Venda Nova.

FOTOINTERNA2

"Por Venda Nova ser a capital do agroturismo e alavancar toda região, cursos voltados para esta área vão preparar profissionais para o local e para todas as outras regiões do Brasil que vêm ao município copiar nosso modelo", conclui o presidente.

Quanto às demandas imediatas do mercado, ele acredita que cursos de curta duração destinados à construção civil, seja de pedreiro, eletricista e outro, vão profissionalizar a mão-de-obra já disponível e abrir novas oportunidades.

Durante a audiência, o vereador Alberto Falqueto- PDT lembrou que mesmo mantendo o mercado local na área de interesse, é preciso pensar na formação de profissionais que possam atender às demandas no Estado e até no Brasil.