Acervo Histórico

Selo em comemoração aos 25 anos de emancipação política
No dia 10 de maio de 2013, durante a Sessão Solene da Câmara Municipal, foi lançado o selo comemorativo de 25 anos de emancipação politica de Venda Nova do Imigrante. A peça é composta por duas imagens distintas, separadas pelo picote. O lançamento foi uma parceria da Prefeitura Municipal com os Correios. Na primeira, há o ipê amarelo com a bandeira do Brasil ao fundo. A segunda imagem apresenta a logomarca criada especialmente para a comemoração dos 25 anos do Município. As peças foram obliteradas por autoridades durante a Sessão Solene, e, ao final, cada um dos presentes recebeu um exemplar do selo.


Selo Comemorativo a 32ª Festa da Polenta
O Tombo da Polenta é a imagem do selo comemorativo à 32ª Festa da Polenta que a Câmara lança numa solenidade logo após a sessão ordinária no dia 5 de outubro de 2010. O lançamento antecede a propramação do evento, em Venda Nova do Imigrante. Muitas belas imagens do evento compõem o acervo da Câmara de Venda Nova, mas o "Tombo da Polenta" é uma das que mais traduz a grandiosidade da Festa da Polenta. Desde 2004, diante do público, o panelão cozinha 1,2 tonelada da iguaria e, ao final de três horas, os cozinheiros anunciam que a polenta está pronta, quando todos se voltam e preparam suas máquinas fotográficas para registrar um dos momentos mais esperados do evento. Para o presidente da Câmara, o evento é o mais importante da cultura local e também funciona como uma vitrine para o turismo, em especial, para o agroturismo. "O selo representa um reconhecimento do significado da Festa da Polenta para Venda Nova", declarou. Uma fotografia do vendanovense Admar Minete foi utlizada para o selo, que conta com a arte de Paulo Porto, o Pepê. O fotógrafo nascido em Venda Nova atua na profissão há 35 anos, é autodidata e desenvolveu a profissão pela paixão pela arte, pois os cursos eram escassos quando começou na profissão. Para se atualizar, ele sempre busca informações em workshops e feiras em São Paulo. Já o designer gráfico, Paulo Porto, é natural do Paraná, mas morador de Venda Nova há dez anos. Também autodidata, ele tem no seu currículo o trabalho em gráficas e jornais e é atualmente contratado pela Câmara.


Selos Comemorativos ao 20ª Aniversário de Emancipação Política
Nos quatro modelos apresentados, o Selo Comemorativo ao 20º Aniversário de Emancipação Política de Venda Nova homenageia nossa paisagem urbana, a culinária, o agroturismo e o café, que formam o cenário cultural local. O lançamento do selo foi na Sessão Solene do dia 08 de maio de 2008, às 17 horas, no plenário da Câmara. O projeto do selo é uma concepção da Câmara para marcar a data, já que no 10º aniversário o município lançou o carimbo comemorativo. Para o presidente da Câmara, o além de significar um marco, o selo compõe a parte oficial das comemorações, se tornando um símbolo histórico para Venda Nova, além de difundir o município em várias partes do Brasil e ainda ser peça de colecionadores.

1989 - 1ª Sessão Ordinária da Câmara

Criação do Distrito e Emancipação política de Venda Nova do Imigrante

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000


Telefone:
(28)3546-0074
E-mail:
camaravni@camaravni.es.gov.br

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as terças-feiras 19:00h