Resultados do CIEE-ES nos 10 anos de atividade em Venda Nova do Imigrante - ES

“Boa noite a todos, excelentíssimo senhor Fernando Altoé, presidente da Câmara municipal de Venda Nova do Imigrante, estimados vereadores, secretários presentes, senhores, senhoras, aprendizes do CIEE, boa noite. Expresso com muita alegria os meus agradecimentos por essa homenagem ao Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo, pelo transcurso de uma década em que estamos inseridos em Venda Nova do Imigrante e região. Antes, porém, gostaria de fazer uma homenagem a uma pessoa que marcou com imensa expressão a essa cidade e a todos que conviveram com ele, o padre Cleto Caliman. Por que o padre Cleto? O CIEE também foi criado por um visionário dos anos sessenta, senhor Victório D'Achille Palmieri. Ele foi sociólogo, professor e com uma grande influência dos padres jesuítas, pois durante muito tempo foi um deles. Naquela época, o professor Palmieri já se preocupava com as futuras gerações de profissionais e a complementação acadêmica desses jovens e a experiência exigida para ingressar no mercado de trabalho, que acontece até hoje, principalmente nessa época em que a carência de mão-de-obra qualificada é imensa. Essa foi a grande razão para a criação do CIEE, na época, no estado de São Paulo e, posteriormente, em mil novecentos e oitenta e um, aqui no Espírito Santo. Somos uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de assistência social cuja a missão é a promoção social por meio do desenvolvimento e da integração mercado de trabalho. Aí, eu volto ao padre Cleto Caliman. Me emociona porque convivi com padre Cleto e eu gostava muito dele, aprendi muita coisa com ele, apesar de morar em Vitória. Na época, para cumprir a legislação da época era necessário um convênio com uma instituição de ensino de onde os estudantes seriam contratados e aqui só havia o colégio Salesiano, onde o diretor era o padre Cleto. Expus as minhas razões quando vim aqui em mil novecentos e oitenta e um, e ele nos apoiou imediatamente. Desde aquela época, ele já passou a me cobrar a instalação de um escritório nosso aqui em Venda Nova, já prevendo que o nosso trabalho poderia atender, não só a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para os quais e estive aqui para implantar o convênio de programa de estágio, mas também as demais empresas públicas e privadas aqui da região. Tanto quanto nosso fundador, a visão de futuro do padre Cleto estava caracterizada. Somente, entretanto, no início dessa década é que foi possível instalar definitivamente o CIEE aqui na cidade. Nesses dez anos, o CIEE de Venda Nova do Imigrante promoveu um trabalho onde foram beneficiados dois mil trezentos e seis estudantes em trezentas e catorze empresas e que receberam cerca de vinte e duas mil e quinhentas bolsas-auxílio em nossos programas de estágio. Além do estágio, atendendo a lei de aprendizagem, já foram beneficiados trezentas e quinze jovens, em sessenta e três empresas que, dos quais somente esse ano de dois mil e doze cento e treze, dentre eles, vários estão aqui conosco. Também nesse ano, o escritório de Venda Nova do Imigrante foi elevado à condição de escritório regional, sendo responsável pelo atendimento dos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marataízes, Marechal Floriano e Muniz Freire. Além dos programas de estágio e aprendizagem, o CIEE em Venda Nova realiza capacitação gratuita em instituições de ensino, acompanhamento in loco em empresas públicas e privadas, arrecadação de alimentos para famílias carentes dentro das disciplinas de cidadania e de solidariedade do programa do Adolescente Aprendiz, em algumas situações eles são muito mais solidários do que nós que podemos mais, visitas na Câmara, fóruns, prefeitura, dentro da disciplina de direitos humanos também do programa, a participação no programa Ação Global, temos assento no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, somos inscritos no conselho Municipal de Assistência Social e temos o título de reconhecimento de entidade de utilidade pública municipal, aferido por essa egrégia Câmara. Por tudo isso, é importante ressaltar a participação efetiva da nossa colaboradora Ivana Casagrande Scabelo, que iniciou conosco em Cachoeiro do Itapemirim como estagiária. O CIEE é uma organização que prestigia os seus estagiários. Muitos dos nossos gerentes, coordenadores, funcionários graduados hoje, começaram a carreira como estagiários. Posteriormente ela veio para Venda Nova para a inauguração do nosso escritório e ao longo desse tempo foi crescendo em sua carreira profissional, culminando esse ano com cargo de coordenadora regional. Presto, portanto, o meu agradecimento e a minha homenagem a Ivana e sua equipe, espero poder, se Deus quiser, estar aqui nos próximos dez anos comemorando e brindando o trabalho do CIEE nessa linda, próspera e exemplar região. Quero também aproveitar para agradecer ao presidente Fernando, porque na implantação do CIEE aqui em Venda Nova, ele teve uma participação ativa, foi, na medida do possível, um dos que tiveram a visão que o padre Cleto teve na época e desde então vem nos apoiando o trabalho permanentemente crescente da nossa organização. Também quero agradecer aos senhores vereadores pela oportunidade e parabenizar por essa cidade tão bela que frequento tanto e espero um dia ter uma pequena propriedade aqui, estou trabalhando para isso. A Ivana e sua equipe, os meus agradecimentos, aos aprendizes os meus agradecimentos e espero que vocês saibam aproveitar essa oportunidade que vocês estão tendo e desejo a todos muitas felicidades. Obrigado.”

Data de Publicação: terça-feira, 30 de outubro de 2012