Homenagens do Dia Internacional das Mulheres

“ Gostaria de agradecer o convite para poder estar aqui. Cumprimento do senhor Presidente, Mesa Diretora, demais vereadores, as minhas colegas que estão aqui acompanhando, radio ouvintes e funcionários desta Casa. Preparamos um relato de como teve inicio a Pastoral da Saúde. A Pastoral da Saúde de Venda Nova do Imigrante desenvolve um trabalho com plantas medicinais e preparação fitoterápicas, sob a coordenação da Diocesana do Pe. Américo Pinho Cristo, sendo este um programa a nível nacional de ação comunitária e voluntária da igreja católica, trabalhando com foco principal na prevenção de doenças e no bem estar físico, espiritual e social. Iniciamos o trabalho no ano de oitenta e nove com um grupo pequeno de mulheres que se dispuseram em fazer visitas aos doentes. Irmã Luisa Caliman em visita a essa paróquia notou nesse grupo a oportunidade de iniciar o trabalho com plantas medicinais dando continuidade ao saber popular. Atualmente, somos uma equipe de oitenta e seis voluntarias, que se divide em dois grupos, dimensão solidária e fitoterapia. Dimensão solidária fazem visitas domiciliares e acompanhamento aos doentes de acordo com a necessidade. Participa também das visitas o Pe. Silverio Ivo levando a palavra de Deus e o conforto espiritual dos doentes. O segundo grupo é o da Fitoterapia. São mais de quarenta voluntárias que trabalham na manipulação dos fitoterápicos e se dividem em equipes, com o respectivo cronograma de trabalho. O atendimento é realizado de segunda a quinta, sendo atendidas em média setecentos pessoas ao mês. Os fitoterápicos produzidos são: Xarope, pomadas, tinturas, alcoólatras, cápsula, multi misturas, plantas desidratadas para chás, dentre outros. É repassado ao Hospital Padre Máximo, perioicamente, plantas desidratadas para chás, que são servidos aos pacientes e funcionários. Os resultados positivos fizeram com que as voluntarias ampliassem seu espaço de atendimento e aprimoramento, foi quando em dezembro de noventa e um aconteceu o primeiro seminário de plantas medicinais. Foram convidados vários palestrantes. O grupo da Pastoral da Saúde tem o compromisso de formação continuada, realizando em reuniões e no trabalho do dia – a – dia, para as voluntárias participantes do grupo. Para melhor êxito dos objetivos, contamos com a parceria técnica do INCAPER e financeira da prefeitura municipal de Venda Nova. O primeiro convênio foi o assinado em noventa e sete e a partir daí o farmacêutico e bioquímico doutor Mauricio Soares Bastos foi designado como responsável técnico. Na mesma época contamos com a atuação do doutor Caliman no atendimento aos usuários da Pastoral da Saúde. As escolas do município foram beneficiadas com palestras. Através da parceria com a Prefeitura e o Incaper, fomos contemplados pelo PRONAF, com recebimento de vários equipamentos. Sempre preocupado com a melhoria no atendimento e a qualidade dos fitoterápicos, o grupo participa e promove diversas palestras e capacitações. Nossa área de atuação principal é na região, mas atendemos frequentemente pessoas de outros estados. A pastoral da saúde conta com o apoio financeiro de algumas instituições do município e de pessoas anônimas. Sobre a nova sede da Câmara, Rita Zanúncio e Thiago Altoé que na época trabalhava na secretaria do meio ambiente eram representantes de Venda Nova do Imigrante e fizeram o projeto para construção da nova seda da pastoral da saúde. Foi aprovado e através desse projeto recebemos um total de duzentos e noventa e oito mil reais do governo federal e cento e vinte mil reais da prefeitura. A obra foi inaugurada no dia quatro de outubro de dois mil e treze. Todo esse trabalho só é possível devido à colaboração, à doação e ao compromisso de tantas pessoas. Podemos dizer que a pastoral da saúde é um sonho que se realiza e cada vez se torna mais real. Muito obrigado.”

Data de Publicação: terça-feira, 08 de março de 2016