Trabalho “Raio X de Venda Nova do Imigrante”

“Boa noite ao senhor Presidente da Câmara, boa noite aos demais vereadores e público presente. Meu nome é Bernardo e estudo na turma do terceiro ano da Coopeducar. Foi escolhido pelos meus amigos para representá-los e contar aos senhores sobre o trabalho que realizamos em Venda Nova do Imigrante. Todos os anos os alunos da série aprendem em pouco da história da cidade. Em dois mil e dez surgiu a oportunidade de pensarmos também sobre alguns pontos da realidade do município. Gostaria de apresentar algumas considerações da nossa turma a respeito da proposta que chamamos de "Raio-X de Venda Nova do Imigrante". Ao fazer um raio-x de Venda Nova tivemos como objetivo conhecer um pouco do passado do município para entender o presente e o que mudou na paisagem até hoje, comparando as diferenças. Tivemos a experiência de ver, ouvir e observar e assim aprendemos a que está por trás da história da cidade. Nós também conhecemos alguns lugares e sua importância para Venda Nova. Nosso raio-x aconteceu através de muitas horas de campo e registro sobre cada momento de trabalho. Começamos recebendo a visita do senhor Benjamim Falqueto, que explicou como era a época dos nossos antepassados. Em nossas aulas de campo saímos para entrevistar alguns cidadãos vendanovenses. Fizemos algumas perguntas para saber o que pensavam a respeito das questões como educação, serviços públicos, voluntariado, paisagem natural e construída. o representante comunitário de São João e Penha Pereira, agente de saúde do Camargo, nos contaram das dificuldades encontradas em seus bairros, o que esperam do governo local e mostraram várias vantagens para morar ali. Marlene Piazzarolo, Presidenta da Associação das Voluntárias Pró Hospital Padre Máximo disse que existem mais cento e cinquenta voluntários que doam parte do seu tempo para ajudar as pessoas. Todo mundo pode ser um voluntário também. Luiz Fernando, agrônomo do Incaper, mostrou como café importante até hoje para a economia da cidade. Edson Zandonade, Secretário da Educação de Venda Nova do Imigrante, contou as metas para as escolas municipais. Esses colaboradores foram entrevistados em seus locais de trabalho. Então, podemos conhecer os bairros do Camargo, São João de Viçosa e a associação de moradores que existe ali, o instituto Jutta Batista da Silva, ambiente de trabalho das voluntárias, o Incaper, localizado no IBC, e a Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova do Imigrante. Além desses locais, os nossos professores nos levaram para observar a paisagem construída na cidade. Com a realização do raio-x de Venda Nova podemos saber o que acontece hoje nesse município. Vemos pontos negativos, como falta de vagas nas escolas e a necessidade de melhoramento de infraestrutura urbana, pavimentação, coleta de lixo, áreas de lazer e etc. Também existem pontos positivos, escolas bem equipadas, com merenda de qualidade, bares tranquilos, o trabalho das voluntárias e associações de moradores que ensino artesanato e música para as crianças. Concluímos que Venda Nova do Imigrante é uma cidade boa, mas pode melhorar ainda mais se continuarmos investindo em educação, saúde, lazer, serviço público de qualidade em todos os bairros, já que o crescimento aqui está intenso. E agora, como os nossos cidadãos, representantes dos moradores, podem ajudar o futuro de Venda Nova ser melhor do que o presente? Convido aos meus amigos, Nara e Vinicius para entregar ao Presidente desta Câmara, Vereador Marco Antônio Grillo, o prontuário com os nossos registros do raio x de Venda Nova do Imigrante. Obrigado pela atenção e boa noite a todos”.

Data de Publicação: terça-feira, 07 de dezembro de 2010