05 de junho – Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o dia de repensar as atitudes e como preservar o planeta para a geração atual e as que ainda virão.

05 de junho de 2018 às 00h00.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado a partir de 1972, após a Primeira Conferência da ONU sobre o ambiente humano. O objetivo da data é promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de não cuidar do mundo onde vivemos.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Todos podem fazer a sua parte para cuidar do meio ambiente e a forma mais fácil é a reciclagem. O objetivo do Dia Nacional da Reciclagem é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar materiais recicláveis. A data foi criada pela Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.

Em Venda Nova, já é feito a coleta seletiva dos resíduos em alguns bairros. Essa ação é de extrema importância para a sociedade, pois além de gerar renda para as famílias que trabalham na ASCAVENI (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante), ajuda a proteger o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Esse tipo de coleta é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Para saber mas sobre a Coleta Seletiva em nosso Município, os dias e os horários, acesse o link: http://www.camaravni.es.gov.br/noticia/ler/1641/coleta-seletiva-abrace-essa-ideia.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)