Por Dentro da Câmara – 27ª Sessão Ordinária

Na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (16), foram aprovados Projetos essenciais na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados:

• Em única votação, o Requerimento nº 017/2020, de autoria da Mesa Diretora, que requer a inclusão em regime de urgência para o Projeto de Lei nº 019/2020;
  • Em única votação, o Projeto de Lei nº 019/2020, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização para suplementação de dotação orçamentária. Saiba mais sobre o PL aqui;
  • Em única votação, as Emendas Modificativas do Projeto de Lei nº 042/2018. Saiba mais aqui;
  • Em primeira votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 042/2018, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Diretor Municipal de Venda Nova do Imigrante e dá outras providências;
  • Em única votação, o Requerimento nº 016/2020, de autoria dos vereadores Marco Antonio Torres Nascimento e Tiago Altoé, que solicita ao Poder Executivo o plano de trabalho municipal, demonstrando o planejamento para aplicação do recurso federal, programa federativo de enfrentamento ao coronavírus (auxílio emergencial para Estados, Municípios e Distrito Federal), para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
  • Em única votação, a Moção nº 009/2020, de autoria do Poder Legislativo, de pesar pelo falecimento do Sr. Raphael Zandonadi, ocorrido no dia 09 de junho de 2020.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores destacaram que, desde a Sessão Ordinária realizada na semana passada, o número de casos confirmados da Covid-19 subiu, aproximadamente, 60% no Município, o que demonstra uma necessidade urgente de reforçar os cuidados com a prevenção do coronavírus. As medidas preventivas não podem ser afrouxadas e toda a população precisa fazer a sua parte.

O Ministério Público, inclusive, notificou a todos os membros do Poder Público para que fortaleçam as medidas de controle e na sensibilização da comunidade, para que tome o máximo de cuidados possíveis no combate ao coronavírus.

Os Edis parabenizaram a Secretaria de Assistência Social pela ação realizada com os andarilhos do Município e por instruir a população a não dar esmolas. Ao ver uma pessoa em situação de rua, encaminhe-a para o Creas, onde ela terá o atendimento necessário.

Eles também parabenizaram o Poder Executivo pela realização das audiências públicas do Orçamento Participativo através dos canais virtuais e, assim, evitar aglomeração de pessoas. A comunidade poderá participar pela internet, telefone ou preenchendo formulário nas escolas. O prazo para apresentar as demandas vai até 15 de agosto.

Os Vereadores informaram que solicitaram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte -DNIT que informe por qual motivo foram retirados os radares da BR262 em São João de Viçosa, visto que os moradores estão preocupados com o perigo gerado para o trânsito local, devido a velocidade com que os veículos passam por lá. Além disso, também cobraram melhoras na sinalização do trânsito em Venda Nova.

Os Edis convidaram a população para que participe da live que será realizada hoje, às 19h30min, da Banda Som Maior. O evento será solidário e irá arrecadar recursos para a Paróquia e a Pastoral. Acompanhe, divulgue e participe!

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!

Data de Publicação: quinta-feira, 18 de junho de 2020