Prefeito usa Tribuna da Câmara mas contraria Lei Orgânica e se retira sem responder aos questionamentos de vereadores

06 de setembro de 2023 às 16h22.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Venda Nova do Imigrante da última terça-feira (5), o prefeito João Paulo Schettino Mineti usou a Tribuna para apresentar o relatório sobre a administração municipal. Apesar de a Lei Orgânica, no artigo 91, inciso XVI, prever que o prefeito deveria responder aos questionamentos dos vereadores, Mineti deixou a sessão após quase duas horas de fala sem dar a oportunidade aos legisladores de fazerem a sabatina prevista em lei. O presidente da Casa, vereador Erivelto Uliana, então concedeu a palavra aos demais vereadores para a explicação pessoal. 

Confira um trecho da explicação de cada um deles, na ordem em que usaram a Tribuna:

Francisco Foletto (PSB)
“Quero parabenizar o prefeito pela apresentação, foi uma prestação longa, mas necessária. Quem acompanhou viu o quanto é difícil fazer a gestão de uma cidade. Apesar de todas as dificuldades, vemos que, ao longo dos mandatos, desde o início, sempre que se tem dedicação e coesão entre população e administração, é possível evoluir. E Venda Nova está neste caminho. Um caixa de R$ 36 milhões é um bom caixa, mas é preciso ter cuidado. Tenho ouvido muito do governador Casagrande que a tendência de arrecadação é cair. Apesar de os índices estarem melhorando, temos que ter cautela. Não pode abusar do dinheiro público ou fazer mau uso, senão vários segmentos ficam parados.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. O vereador fala a partir de 2h19.
 
Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa (PP)
“Parabenizo o Executivo pela explanação e cumprimento todos os servidores públicos, que auxiliam nesse caminho. Foi um volume de informação grande e gostaria de ter esses dados em mãos para avaliar todas as entregas. As demandas são infinitas. Há muitas reformas, manutenções. São questões que a gestão pública precisa lidar. E seguimos aqui fazendo nosso papel de vereador que é o de fiscalizar e cobrar as melhorias cabíveis. Usamos a Tribuna com o intuito de trazer melhorias para o município.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. O vereador fala a partir de 2h29.
 
Márcio Lopes (Cidadania)
“Sabemos da responsabilidade que todos os secretários têm, o valor do trabalho de cada um deles. Mas, infelizmente, o principal gestor não dá carta branca e, muitas vezes, não se responsabiliza e joga a responsabilidade para eles que estão de frente. O prefeito, mais uma vez, demonstra a covardia de não permanecer neste plenário. É um ato covarde do prefeito, um desrespeito a esta Casa de Leis. Depois, vai na rádio e diz que quer diálogo com vereadores. O prefeito saiu do plenário sem sequer dar satisfação. Então, deixo uma pergunta: qual obra ele entregou nesses cinco anos de mandato dele? Não falo de reforma não, mas de obra.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. O vereador fala a partir de 2h33.
 
Marco Torres (SD)
“Venda Nova virou puxadinho de Brasília. Lulinha vendanovense. O atual vice-presidente falava antigamente que o Lula era um encantador de serpentes. Hoje eu falo que o prefeito desta cidade é um encantador de serpentes. O prefeito vem aqui, mostra o básico do básico e faz com que parte da população acredite que o que ele faz é extraordinário. Queria que a população comparasse com outras administrações, aí cada cidadão vai ver que, mesmo com R$ 36 milhões em caixa, a administração dele não é tão boa quanto ele fala.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. O vereador fala a partir de 2h44.
 
Sidineia Dias (Cidadania)
“Eu sempre falo da importância que tem a prestação de contas do município e como seria necessário disponibilizar em mais meios para que todos tenham acesso. Isso é o que é feito no município, é como o investimento está sendo feito com o dinheiro de cada um dos munícipes, é onde o recurso é colocado. Temos aqui vários secretários e parabenizo cada um dos gestores das pastas pela força e pelo trabalho feito. Vocês são a engrenagem que movimenta toda essa parte que a gestão consegue fazer.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. A vereadora fala a partir de 2h59m30.
 
Aldi Caliman (Cidadania)
“Na semana passada, tivemos a notícia de que motoristas foram exonerados. Isso me dói. Aqui na Câmara, temos a mãe das emendas impositivas, a procuradora Larissa Ladeia Caliman. Ela mudou a Câmara e tiraram a Larissa daqui. Os vendanovenses é que vão perder. O trabalho que ela fazia aqui era muito bom. Essas coisas ruins me deixam deprimida. O Marquinho (Torres, vereador), eu pedi para não o tirarem como motorista. Olha a sensibilidade dele, de se colocar no lugar do outro.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. A vereadora fala a partir de 3h04.
 
Erivelto Uliana (Republicanos)
“Hoje é um dia de decepção. Infelizmente, o prefeito municipal João Paulo Schettino Mineti demonstrou mais uma vez desrespeito por essa Casa de Leis. Ele não respeita o cargo que ocupa. Disse que entrou com mandado de segurança para conseguir vir aqui prestar contas, mas até o momento não fui citado ou intimado. Nos últimos meses, ele tem ido no programa Prefeitura em Foco e proferido palavras ofensivas e desrespeitosas aos vereadores, a mim, como presidente, e a esta Casa de Leis. O programa é concedido gratuitamente pela Rádio FMZ, uma das instituições mais importantes da nossa sociedade, e ele, de forma covarde, sorrateira, baixa, aproveita o momento para ofender o Poder Legislativo. É uma vergonha o prefeito que temos hoje. Por que não continuou aqui para ouvir o que tínhamos para falar? O que ouvimos nas ruas é o oposto da administração ‘bacana’ que ele fala a todo momento. A população não vê a hora de que termine o atual mandato e um novo prefeito seja eleito.”
Clique aqui e ouça a explicação completa. O vereador fala a partir de 3h13.
 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-1149

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.