Integrantes da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante falam na Tribuna da Câmara

22 de março de 2024 às 15h52.

Integrantes da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante (Alaveni) estiveram presentes na Câmara na última terça-feira (19) para falar sobre a entidade. A Alaveni foi fundada em 25 de julho de 2023, data em que se comemora o Dia Nacional do Escritor. Em 16 de março de 2024, 20 acadêmicos tomaram posse em solenidade no Centro Cultural Máximo Zandonadi.  

“As academias de letras são a vanguarda do movimento literário e cultural de todas as cidades. Uma academia de letras reúne os nomes mais expressivos da literatura e da arte de cada município. Agora, a cidade de Venda Nova do Imigrante possui seus ilustres acadêmicos imortais. Imortalidade adquirida pelos seus feitos e pelas suas obras, que jamais serão esquecidas”, disse a presidente da Alaveni, Ireni Peterle Brioschi, na Tribuna da Câmara de Venda Nova.  

O presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (Aclaptctc), Clério José Borges, um dos fomentadores da formação da Alaveni e falou da importância do grupo para manter a história da  cidade. “Com a academia, as famílias terão um depositário de suas tradições e documentos, que poderão ser pesquisados por todos. Isso é de fundamental importância. Convido a todos os vereadores e toda a comunidade para participar do nosso Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, de 6 a 11 de julho, aqui em Venda Nova”, disse. 

A SESSÃO COMPLETA PODE SER ASSISTIDA CLICANDO AQUI

O vereador Walace Rodrigues de Sousa falou sobre a academia e a representatividade feminina. “Parabenizo a Ireni Peterle, em nome de todas as mulheres, pelo Mês da Mulher. Ireni tem representatividade, foi servidora pública por muitos anos e agora preside a Academia de Letras de Venda Nova do Imigrante. Parabéns”, disse o vereador Walace Rodrigues de Souza. 

A vereadora Aldi Caliman falou sobre o trabalho da Alaveni junto às crianças do município e parabenizou o presidente da Aclaptctc pela iniciativa de trabalhar junto aos estudantes do município a poesia e a trova. “O Clério já está preparando os alunos para participar do festival. Olha a semente maravilhosa que foi plantada na cabeça de cada criança do nosso município”, enfatizou. 

O presidente da Câmara, vereador Erivelto Uliana, esteve presente na cerimônia de fundação da Alaveni e enfatizou que a academia será de fundamental importância para as artes, letras e cultura de Venda Nova. “Tive excelentes professores que me ensinaram a apreciar a arte e a cultura. A cultura é algo essencial na vida da sociedade e deixo os parabéns a todos os acadêmicos, em especial, à Ireni Peterle Brioschi, presidente eleita. Tenho certeza de que a Alaveni fará florescer as habilidades e iluminar os nossos jovens”.   

O vereador Francisco Foletto cumprimentou os membros da academia e falou da importância do grupo para a cultura do município. “Muito bacana a iniciativa da criação da academia, valoriza culturalmente a cidade e não tenho dúvida de que o evento, em julho, será um sucesso. Podem contar com meu apoio junto ao Executivo, a Câmara já está aqui se colocando à disposição. Tenho certeza de que será o primeiro de muitos”, completou.

O vereador Ivanildo de Almeida falou da importância da academia para a juventude e para a cidade. “Parabenizo a todos por esse trabalho que estão prestando nas escolas de Venda Nova. É muito importante o incentivo à cultura e à arte, em todas as suas formas. Esse despertar que está sendo feito no município agrega ao que prega a comunidade, que é o voluntariado e a tradição”, disse.

A vereadora Luicielza Chieza parabenizou os representantes da Alaveni e Aclaptctc. “Senhor Clério, li seu primeiro livro em Vitória. Lembro de quando o senhor iniciou os trabalhos em relação à trova. Fico muito feliz com a Academia de Letras de Venda Nova e contem comigo no apoio ao trabalho de vocês”, disse.

Os vereadores Marcio Lopes e Marco Torres parabenizaram os presentes pela formação da academia. “Eu me coloco à disposição, vou acompanhar o congresso e peço a todos os vereadores para assinarmos uma indicação para que o Executivo deixe no calendário do município o evento da academia. Parabéns a todos!”, disse Marco Torres. 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.