Tribuna Livre: Patinhas Carentes pede ajuda para continuar acolhendo animais abandonados

27 de março de 2024 às 13h53.

A ONG Patinhas Carentes de Venda Nova do Imigrante usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na sessão da última terça-feira (26). A associação funciona com 100% de trabalho voluntário e é um lar temporário que, hoje, abriga 15 cãezinhos com histórico de abandono ou maus tratos. “Cada um deles tem uma história. Nós não pegamos os cãezinhos da rua. Nós resgatamos animais em situação de maus tratos, atropelados e mãezinhas com filhotes em locais de risco. Nós resgatamos, cuidamos e fazemos a adoção”, explica a presidente da Patinhas Carentes, Marina Elina de Souza. 

Marina conta algumas histórias dos cãezinhos que hoje estão no lar temporário. “Temos o Cosme e o Damião. Eram seis filhotes na ninhada e foram abandonados em uma caixa às margens da BR-262. Foram colocados lá para morrer, num local onde passam carros a todo momento. Uma outra história é a de um cãozinho cujo dono morreu. Os filhos não foram buscar e ele ficou amarrado debaixo de sol e chuva por mais de uma semana. Os vizinhos o soltaram e ele foi atropelado. Só com ele foram R$ 3,8 mil com cirurgia”, conta. 

Hoje, a ONG tem 16 voluntários ativos, que vão lá todos os dias para cuidar, brincar, alimentar e dar carinho aos cãezinhos. “Não temos um abrigo e não temos essa intenção. O que seria das ruas sem o cãozinho caramelo? Há muitos animais que estão nas ruas e são bem cuidados, a comunidade toma conta. Temos dois exemplos no Bairro Minete, que são cães bem alimentados, a comunidade brinca e dá carinho. Não há necessidade de levar para a ONG”, diz Marina. 

Ela explica que o grupo precisa de um terreno para fazer o trabalho de acolhimento dos animais em risco. “No dia 8 de abril, nós nos mudaremos para um novo espaço com aluguel de R$ 800. Para conseguirmos esse dinheiro com nossas rifas e bazares não é fácil. Além disso, precisamos de ração, medicamentos, todos nossos animais são vacinados. Há muitos custos envolvidos. Então, precisamos de um lar onde não vamos pagar por ele e de um veículo para o resgate. Vamos geralmente com carros próprios, não fazemos questão. Mas nem sempre temos um espaço adequado para transportar os animais”, explica.

Lei Sansão

Marina falou ainda da Lei Sansão (Lei 14.064/2020), uma lei federal aprovada em 2020 que aumenta a pena para maus-tratos a cães e gatos. A lei inclui um capítulo sobre cães e gatos na Lei de Crimes Ambientais e teve como principal objetivo coibir os agressores e proteger os animais domésticos que são vítimas de maus tratos e abusos. A penalidade é de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda e não há fiança. 

O vereador Ivanildo Almeida (sem partido) disse que não é de competência do Legislativo fazer projetos que gerem custos ao município. “Eu fiz uma indicação, portanto, que se construa um abrigo e que seja um centro de zoonoses para não apenas aqueles animais em risco mas aqueles de famílias que não podem arcar com os custos. E também um canil para recolher os animais de rua, que estão vulneráveis e não têm alimentação adequada”, disse.

O vereador Marcio Lopez (Cidadania) falou de um vídeo que fez e que o objetivo não foi a crítica à ONG. “O objetivo do vídeo era que o Executivo olhasse para a situação. Falei que era um trabalho importante o do Patinhas, mas que sem o apoio do Executivo e Legislativo, é muito pesado. O Executivo tem de abraçar isso. Em Pindobas, na Viçozinha, Tapera e Vargem Grande há áreas para a organização fazer seu trabalho. Podemos aprovar uma cessão de uso das áreas e podem contar comigo para isso”, explicou. 

O vereador Marco Torres (SD) parabenizou o Patinhas Carentes. “Contem comigo, no que eu puder ajudar, não medirei esforços. Quem puder ajudar, ajude. Não é fácil, são 15 cães por lá. Se puder, mande ração, seja a quantidade que for. É um custo alto e são animais que precisam de muito cuidado”, disse. 

O vereador Walace Rodrigues de Souza (PL) falou sobre a importância da associação e se colocou à disposição para ajudá-la. “Se depender de mim, darei o possível e o impossível para conseguir um carro para vocês. Parabéns pelo trabalho”, disse.
 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.