Câmara entrega Comenda Pe. Cleto Caliman àqueles que se destacaram pela dedicação por Venda Nova do Imigrante

15 de maio de 2024 às 14h41.

Venda Nova do Imigrante fez aniversário de 36 anos de emancipação política e a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene para homenagear o município e cidadãos que tanto fizeram para o crescimento da cidade. As entidades e personalidades que marcaram e fizeram a história destas terras receberam honrarias como a Comenda Padre Cleto Caliman, a Medalha do Mérito Municipal e o título de cidadão vendanovense. 

Confira a história dos homenageados pela Comenda Pe. Cleto Caliman:

Rio Branco de Venda Nova do Imigrante

O Rio Branco, também conhecido como Rio Branco de Venda Nova e Brancão Polenteiro, nasceu em 1945 por iniciativa de um grupo de amigos. Os amigos se reuniam para jogar em um local distante um quilômetro de onde é hoje o Estádio Olímpio Perim. Foi apenas no dia 20 de 1958 que o clube foi registrado e reconhecido oficialmente no cartório de Castelo, sob a presidência de Deolindo Perim. 

Após quase 10 anos do surgimento oficial, o Rio Branco FC adquiriu, por meio de escritura pública, cerca de 10 mil metros quadrados das terras do senhor Pedro Altoé e esposa, na Avenida Domingos Perim, em Venda Nova do Imigrante, e construiu ali o estádio Olímpio Perim, onde está até hoje. Além do estádio, a área abriga um núcleo de práticas recreativas. Depois de muitas conquistas no futebol amador, o clube se profissionalizou na década de 1990 e soma vários títulos: foi campeão do Campeonato Capixaba Série B de 1993, superando o Mariano FC.

 Em 1995, foi vice-campeão da primeira divisão do Campeonato Capixaba diante do Linhares EC, campanha que teve o renomado atacante Zé Afonso como um dos destaques, artilheiro com 14 gols. No ano de 2016, o Rio Branco de Venda Nova foi o primeiro clube a confirmar oficialmente a participação no Campeonato Capixaba da Série B. Na Série B de 2017, o clube classifica-se às semifinais com uma rodada de antecipação. Nas finais, após uma derrota e um empate contra o Serra, o Rio Branco terminou com o vice-campeonato. 

O primeiro título da primeira divisão do Campeonato Capixaba veio em 2020, competição que chegou a ser paralisada por causa da pandemia da Covid-19. Depois do empate sem gols no primeiro jogo, o Rio Branco FC venceu o “xará” Rio Branco AC na final, por 1 a 0, no Olímpio Perim, com gol do atacante Rafael Castro. Em 2021, a equipe de Venda Nova do Imigrante participou pela primeira vez de três competições nacionais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D e Copa Verde, e quase conquistou o bicampeonato capixaba, sendo vice-campeão diante do Real Noroeste. 

Mas em 2022, sofreu o rebaixamento para a segunda divisão estadual. Em 2024, a performance do Brancão Polenteiro rendeu ainda mais emoção aos torcedores, com o time garantindo o vice-campeonato do Capixabão. A partida aconteceu no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e o jogo final contou com quase 10 mil torcedores. A disputa foi acirrada e só foi resolvida nos pênaltis. O vice-campeonato garantiu ao Brancão Polenteiro uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
 

Cleto Venturim

Cleto Venturim é filho de Josefina Paste e Euzaudino Venturim. Nasceu no dia 26 de abril de 1958, no distrito de São João de Viçosa. Estudou na Escola Singular Anécio Paste e depois fez o ginasial e o ensino médio no Instituto Pedro Palácios, que hoje é a EEEFM Fioravante Caliman. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Em 1985, casou-se com Bernadete Falchetto, com quem tem três filhas (Loreda, Lorenza e Lubiana), um neto e duas netas.

Participou do movimento de emancipação de Venda Nova do Imigrante e foi vereador na primeira legislatura do município, em 1989. Foi autor do projeto de lei que criou a Tribuna Livre, espaço onde representantes de diversos movimentos ou entidades organizadas podem se manifestar verbalmente durante as sessões legislativas. Também foi relator da Lei Orgânica Municipal (LOM). Em 1990, foi candidato a deputado estadual e, em 1992, assumiu interinamente a função de prefeito de Venda Nova do Imigrante.

Foi sócio-fundador do Sindicato de Produtores Rurais de Venda Nova do Imigrante, onde atuou como secretário, presidente e hoje é tesoureiro. Foi assessor jurídico. Também foi sócio-fundador e presidente por oito anos da Associação Pró-Melhoramento de São João de Viçosa. Atuou nos conselhos deliberativos do Creven, Hospital Padre Máximo e outras entidades.

Cleto Venturim é um dos fundadores e hoje é presidente do Sicoob Sul-Serrano, cooperativa de crédito fundada no município em novembro de 1995, quando foi inaugurada a primeira agência no bairro Vila Betânea. Ele mantém-se também como empresário. É proprietário de um hotel, uma indústria de beneficiamento e uma propriedade rural. É, desde 2012, presidente do Hospital Padre Máximo, instituição filantrópica fundada em 1959. Na sua gestão, o centro de saúde colocou em funcionamento 20 leitos de UTI. 
 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.