Câmara de Vereadores de Venda Nova do Imigrante aprova criação e estruturação de Guarda Civil Municipal

29 de maio de 2024 às 14h19.

A Câmara de Vereadores de Venda Nova do Imigrante aprovou na sessão da última terça-feira (28), por unanimidade, dois projetos de lei relacionados à criação e regulamentação da Guarda Civil Municipal (GCM). Ambos foram votados em regime de urgência. 

O primeiro a ser apreciado foi o PL 20/2024, que institui o plano de carreira da categoria. O projeto prevê como será a organização do quadro de pessoal, a estrutura do plano de carreira, atribuições do cargo, ingresso na carreira, jornada de trabalho, progressão funcional, tabela de vencimentos, entre outros detalhes. Já o PL 21/2024 dispõe sobre a criação, direitos, deveres e regime disciplinar da Guarda. 

Segundo a proposta aprovada, aqueles que ingressarem na GCM terão como princípios de atuação a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas. Além disso, é competência da GCM zelar pelos bens públicos municipais, colaborar, de forma integrada com órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam pela paz social e proteger o patrimônio cultural, ecológico e arquitetônico do município. 

O ingresso no cargo de guarda municipal será feito por meio de concurso público. Segundo a proposta, entre outros requisitos é preciso aprovação em um curso de formação técnico-profissional para Guarda Municipal. Além disso, o servidor nomeado ficará sujeito a um estágio probatório de três anos de efetivo exercício no cargo. A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais. Antes de serem votados em Plenário, os projetos foram levados para discussão em audiência pública realizada na quinta-feira (23). 

Moções

Na sessão, também foram aprovadas moções de homenagem a duas personalidades de Venda Nova do Imigrante: a senhora Maria Poletto Brambila e o senhor Juarez Faé. Além disso, uma moção de congratulações à Secretaria Municipal de Assistência Social.
 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-1149

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.