Audiência pública e conscientização sobre inclusão marcam 10ª sessão da Câmara

A sessão contou com a participação especial das representantes da APAE, que discursaram sobre a conscientização do autismo e da Síndrome de Down, e também do Major Wagner Batista, da Polícia Militar, que explicou o projeto de transformação da 2ª Companhia Independente em batalhão

03 de abril de 2025 às 16h13.

Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada em 1º de abril de 2025, os vereadores discutiram importantes pautas para o município, com destaque para a conscientização sobre autismo e síndrome de Down, além da segurança pública.

APAE marca presença na tribuna

A sessão contou com a participação especial das representantes da APAE, Maria Carolina Jubini, que atua como defensora na instituição, e Franciella Fernandes Vasoleri, assistente social.

Maria Carolina aproveitou o espaço para falar sobre duas datas importantes: o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).

"Embora tenhamos avançado muito na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, faz-se necessário ainda hoje ampliar nossas discussões sobre esse tema. Precisamos desconstruir preconceitos e barreiras que ainda impedem a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade", destacou Carolina.

A representante da APAE mencionou os principais desafios enfrentados: visibilidade das pessoas com deficiência como sujeitos de direitos, reconhecimento da importância da rede de apoio e garantia de autonomia e protagonismo para que possam ocupar os espaços onde desejam estar.

Franciella Fernandes Vasoleri, assistente social da APAE, fez uso da tribuna no final da sessão para agradecer a oportunidade e ressaltar a importância do movimento: "Sem esses movimentos a gente não tem luta. Sem luta, muitas vezes a gente não tem garantias de direitos". Ela também convidou a todos para participarem das reuniões do Conselho da Pessoa com Deficiência, realizadas toda segunda quarta-feira do mês, às 8h, na Prefeitura Municipal.

Major Wagner apresenta projeto de transformação da companhia em batalhão

O Major Wagner Batista da Polícia Militar explicou o projeto de transformação da 2ª Companhia Independente em  batalhão da Polícia Militar. Ele destacou que a companhia atende atualmente quatro municípios: Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Laranja da Terra.

O Major enfatizou a importância da participação popular na audiência pública que será realizada no dia 3 de abril, às 18h30, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, em Afonso Cláudio.

"Precisamos da presença de todos para mostrar que a nossa região merece essa transformação", destacou.

Sobre a distribuição dos policiais com a criação do batalhão, o Major explicou: "Quando esses policiais chegarem, eles serão distribuídos levando em consideração as necessidades de cada comunidade. Certamente colocaremos uma segunda viatura rodando 24 horas por dia aqui em Venda Nova do Imigrante, para que a população possa ser melhor atendida."

Ele também destacou outros projetos para o município, como a construção de uma nova estrutura para a Polícia Militar próximo à Fiat, que abrigará a futura companhia de Venda Nova do Imigrante e o 5º Comando de Policiamento Regional (CPOR), que coordena 18 municípios.

Manifestação dos vereadores

Durante o período de explicações pessoais, vários vereadores se manifestaram sobre a importância da inclusão social e o papel do Legislativo para garantir direitos às pessoas com deficiência. Foi destacado que "inclusão não é só falar de inclusão, é também dar oportunidade" e que "ninguém constrói nada sozinho".

Os parlamentares também enfatizaram a necessidade de políticas públicas efetivas e a importância da audiência pública para a transformação da companhia em batalhão, considerada fundamental para a segurança da região.

Foi mencionada a Associação pelos Direitos dos Autistas de Venda Nova do Imigrante e o convite para a caminhada que acontecerá no dia 6 de abril, às 8h, em Camburi. Durante a sessão, foram distribuídos broches com o símbolo do autismo aos presentes, com o pedido de que todos o utilizassem durante a semana para promover a conscientização.

Ordem do dia

Na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 066/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza a celebração de convênio entre o município de Venda Nova do Imigrante e a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP).

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante será realizada na próxima terça-feira (08), às 19 horas.


Por Gleidson Ferreira - Assessoria de Comunicação
 

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h


WhatsApp

(28) 99946-1818


Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.