Associação dos Servidores da Emater

“ Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público presente. Eu venho aqui hoje, trazer aos Senhores o que ficou decidido na realização do 6ª Confaser, que é na verdade o congresso dos trabalhadores da extensão rural e do setor público agrícola do Brasil. A proposta discutida foi a seguinte:  Extensão rural  pública e gratuita para  a agricultura familiar. A extensão rural tem sempre sido alvo destas políticas agrícolas e agrárias, ela leva estas políticas até o trabalhador, ao produtor rural. A Federação das Associações, que junta todas estas entidades de empregados da  extensão rural no Brasil, ela tomou como ponta de pauta a defesa da luta dos excluídos e oprimidos do Brasil e do Mundo. Os funcionários da extensão rural estão exigindo a garantia do serviço de extensão rural público, gratuito e exclusivo para a agricultura familiar. Nós preparamos um documento simples, onde a gente pretende que seja destacado este trabalho, conforme consta na cópia que passo para os Senhores. A gente vem aqui colocar para os Senhores Vereadores, toda a Associação dos Funcionários da Emater do Espírito Santo, apoiando os Senhores em todo este trabalho da agricultura familiar. Nós entendemos que o Município de Venda Nova do Imigrante, assim como toda a região serrana, oitenta e cinco por cento é agricultura familiar, mas ainda somente de dois anos para cá  que este segmento da agricultura familiar tem sido ouvido pelas políticas de governo estadual  federal.  A proposta é construir com o produtor rural, um modelo para a extensão rural, sabemos que existem erros e acertos; queremos que os dois, erros e acertos sejam colocados sobre a pauta de mesa, para discussão, e que nasça daí, um modelo que efetivamente atenta a aquilo que o  agricultura familiar e o pequeno produtor precisa de um trabalho público, gratuito e exclusivo. Muito obrigado.”

Data de Publicação: terça-feira, 11 de novembro de 1997