10 anos de atividades do Pólo UAB no município

"Senhor presidente, demais vereadores, autoridades aqui presentes, colegas de trabalho, prezados alunos do Pólo UAB/VNI, público que muito nos honra com suas presenças e ouvintes da rádio FMZ, boa noite. O mês de outubro de dois mil e onze é um mês muito importante para todos nós que trabalhamos, e também para os que já tiveram a oportunidade de trabalhar, no CREAD, hoje Pólo da Universidade Aberta do Brasil/UAB deste município, pois estamos completando uma década de atividades acadêmicas, motivo pela qual solicitamos ao excelentíssimo Presidente deste conceituada Casa de Leis, que nos permitisse fazer uso da Tribuna Livre, para que pudéssemos deixar registrado, para toda a comunidade vendanovense, esta data tão importante, principalmente para nós que atuamos na área da educação. Faremos neste momento um breve relato desses dez anos de atividades acadêmicas, neste município e ainda falaremos um pouco sobre o que é sistema da Universidade Aberta do Brasil, para conhecimento daqueles que ainda o desconhecem e que neste momento estão tendo a oportunidade de nos ouvir. Antes de iniciar de fato nossa fala, queremos apresentar para os senhores, através do banner que se encontra neste plenário, a logomarca e o slogan dos dez anos do CREAD/Pólo UAB/VNI, "Dez anos de sucesso com olhar no futuro". Em outubro de dois mil e um, foi instalado neste município, hoje já extinto, o Centro Regional de Educação Aberta e a Distância, CREAD, pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e em parceria, através de convênios, com dez municípios vizinhos a este, através de suas prefeituras, tendo como objetivo principal, na época, atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LBD, Lei número nove mil e trezentos e noventa e quatro de noventa e seis, que reza no seu Artigo oitenta e sete, inciso C, parágrafo quarto, que "até o fim da década da educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço". Prazo esse que se expirou em dezembro de dois mil e seis. De dois mil e um a dois mil e sete, tivemos a oportunidade, através da UFES, de ofertar o curso de licenciatura em pedagogia, séries iniciais do ensino fundamental, para quase seiscentos e cinqüenta professores da rede pública de ensino, que até o ano de mil novecentos e noventa e seis, não haviam tido a oportunidade de cursar um curso superior. A partir de janeiro de dois mil e oito, graças ao edital número um de dois mil e seis, CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, SEED/MEC, o CREAD foi transformado em Pólo da Universidade Aberta do Brasil, UAB, não tendo este nenhum tipo de vínculo que vise lucros, mas sim oferecer aos alunos concluintes do ensino médio, independente de onde residem, a oportunidade de cursar um curso de graduação sem, necessariamente, se deslocarem para grandes centros e ainda ofertar cursos voltados para a formação continuada, para professores da educação básica, que atuam na rede pública de ensino. Mas afinal o que é Universidade Aberta do Brasil? A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do distrito federal. O sistema UAB foi instituído pelo decreto cinco mil e oitocentos, de oito de junho de dois mil e seis, para "o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país". Fomenta a modalidade de educação à distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a união e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial em localidades estratégicas. Assim, o sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais, federal, estadual e municipal, com as Universidades públicas e demais organizações interessadas. Ao plantar a semente da Universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, e IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades. O sistema UAB foi criado pelo Ministério da Educação no ano de dois mil e cinco, em parceria com a ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino, e empresas estatais, no âmbito do fórum das estatais pela educação com foco nas políticas e a gestão da educação superior. Trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância, SEED/MEC, e a diretoria de educação à distância, DED/CAPES, com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação, PDE. O sistema UAB sustenta-se em cinco eixos fundamentais: Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso; Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios; Avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação implantados pelo MEC; Estímulo à investigação em educação superior à distância no país; Financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior à distância. Retornando a nossa fala sobre os dez anos de atividades neste município, do CREAD, Pólo UAB, tivemos neste período a oportunidade de ofertar cursos, tanto de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação ofertados por meio da modalidade aberta e a distância, EAD, para cerca de mil e quinhentos alunos, hoje na sua maioria já inseridos no mercado de trabalho e colaborando para o desenvolvimento global de nosso vasto país. Data tão importante como essa, principalmente para profissionais ligados à área da educação, não poderia passar despercebidos por nós, comprometidos em produzir e ofertar uma educação de qualidade, não somente para nosso estado, mas também para o nosso país, pois a base de tudo que somos e produzimos vem de uma educação de qualidade. Hoje o Pólo UAB de Venda Nova do Imigrante, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, oferta quatro cursos de graduação, sendo eles, nas áreas de informática, física, educação física e artes visuais, quatro cursos de pós-graduação e especialização nas áreas de informática na educação, educação profissional e tecnológica, educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, PROEJA, gestão pública municipal e ainda um curso na área de educação para a diversidade. É válido lembrar que hoje atendemos, inclusive, alunos oriundos do Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando alunos de dezesseis municípios, distribuídos nos cursos acima mencionados. Sentimos neste momento o dever, uma vez que estamos à frente da coordenação deste educandário, desde que o mesmo aqui foi instalado, de fazer alguns agradecimentos. Queremos agradecer ao senhor Brás Delpupo, ex-prefeito deste município, que no início do ano de dois mil e um, ao receber o convite, na época pelo então diretor administrativo do NEAD/UFES, professor Garcia Negrão, para que o CREAD fosse instalado neste município, não medindo esforços para a instalação do mesmo. Agradecer ao senhor Dalton Perim, excelentíssimo Prefeito Municipal de Venda Nova do Imigrante, que após assumir a Prefeitura Municipal no ano de dois mil e nove, sabiamente deu continuidade a tão importante projeto, não somente para este município, mas para toda a região serrana, centro-serrana e região do Caparaó. Agradecemos a confiança em nós depositada, uma vez que nos permitiu continuar à frente da coordenação do Pólo UAB/VNI, nos propiciando assim adquirir conhecimentos que muito tem contribuído, não só para nosso crescimento profissional, mas também conhecimento e crescimento pessoal. O seu apoio constante foi e tem sido fundamental para que chegássemos até aqui. Receba o nosso muito obrigado e o nosso reconhecimento. Aos ex-secretários municipais de educação, Gervásio Ambrosim, Fábio Altoé e Édson Zandonade, pelo apoio constante, enquanto estiveram à frente da pasta da educação, deste município. A Secretária Municipal de Educação, professora Maria Cristina Paste Perim, pelo apoio, pela força permanente, mesmo neste curto espaço de tempo que se encontra à frente da Secretaria de Educação, nos permitindo dar continuidade ao nosso trabalho iniciado no ano de dois mil e um, com a mesma qualidade, permitindo a todos nós, equipe Pólo UAB/VNI, honrar com o compromisso de oferecer de fato uma educação de qualidade, justa e igualitária. Não poderia deixar de agradecer a toda equipe do CREAD, Pólo UAB, tutores presenciais, pedagogas, secretários, acadêmicos, técnicos de informática, auxiliares de serviços gerais, por serem peças essenciais, fundamentais para que possamos honrar de fato com o compromisso assumido, em promover e oferecer sempre, uma educação digna, de qualidade, educação esta que julgamos ser direito de todo e qualquer cidadão brasileiro. O nosso profundo e eterno "muito obrigado" a cada um de vocês. Queremos também externar os nossos agradecimentos aos nossos ex-funcionários, por todo trabalho desenvolvido em prol da educação deste município e região. Peço permissão aos senhores e senhoras, para fazer um agradecimento especial aos nossos alunos, pois se não fosse a colaboração dos mesmos, não teríamos condições de realizar o evento comemorativo aos dez anos do CREAD, Pólo UAB, que teve início no último dia treze e que se encerra hoje, justamente no dia em que há dez anos aconteceu a primeira aula inaugural do curso de pedagogia, para trezentos e doze alunos. Recebam também os nossos agradecimentos. Pedimos desculpas se por um lapso deixamos de registrar aqui os nossos agradecimentos àqueles que junto conosco, ajudaram a construir a história, de uma década de atividades acadêmicas, do CREAD, Pólo da Universidade Aberta do Brasil de Venda Nova do Imigrante. Em nome de toda a família do CREAD, Pólo UAB/VNI, queremos agradecer ao excelentíssimo senhor Antônio Fernando Altoé, Presidente desta honrada Casa, que nos permitiu fazer aqui hoje o uso da palavra, agradecer também a presença de todos que vieram nos prestigiar. Nosso muito obrigado e boa noite". Em seguida, o senhor Presidente convidou a funcionária da UAB, Juliana Giestas Paiva Santos, representando dos os funcionários da UAB Pólo Venda Nova do Imigrante, para homenagear a Coordenadora do Pólo, Solimar Giestas Paiva Lopes, com a entrega de uma placa comemorativa.

Data de Publicação: terça-feira, 18 de outubro de 2011

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