O importante papel da Polícia Rodoviária Federal no Município

“Boa noite presidente, vereadores presentes, boa noite a todos. Na realidade eu peço desculpas até pelo atraso. Tivemos alguns contratempos e só consegui chegar porque tínhamos o compromisso firmado. Na realidade eu trouxe hoje para vocês algo para mostrar a polícia rodoviária federal, porque muitas pessoas desconhecem o trabalho da polícia rodoviária federal. A polícia rodoviária federal tem como principal área o trânsito, mas nós também temos várias atribuições sobre a rodovia. A polícia rodoviária federal é um órgão subordinado ao ministério da justiça cuja função principal é combater os crimes nas rodovias e estradas federais do Brasil, assim como fiscalizar e monitorar o tráfego de veículos. Essa fiscalização, no geral, está o trânsito, a fiscalização de veículos, roubo de cargas, tráfico de menores entre outros. A nossa missão é preservar a vida, o meio ambiente, a ordem pública e o patrimônio, exercendo papéis proeminentes na promoção da cidadania, dos direitos humanos, dos valores democráticos, da integração nacional e da mobilidade das pessoas e bens. Essa é a missão da polícia rodoviária federal. Falando da nossa delegacia, que diz respeito à Venda Nova também, a delegacia de Viana tem sede na BR dois meia dois e nós tomamos conta de duzentos e três kilômetros de rodovia, assim distribuídos: dois meia dois, km zero a um nove meia, ou seja, de Vitória a divisa com Minas, passando consequentemente por dentro de Venda Nova; BR cento e um, de duzentos e oitenta a dois nove cinco, que é o contorno de Vitória, ali próximo à Ceasa; e com um quilômetro e meio de rodovia, que ainda não está terminada, que ligará o porto de Capuaba à BR dois meia dois. Nosso efetivo hoje, de hoje porque há um mês chegaram dez policiais para a nossa delegacia, nós tínhamos apenas trinta e oito e hoje temos quarenta e oito policiais, ou seja, quarenta e oito policiais, os que estão de férias e os que trabalham nos escritórios, ficam distribuídos dessa forma apenas dez policiais por dia para duzentos e treze kilômetros de rodovia. Temos dois postos, o posto de Viana e de Ibatiba. O posto de Ibatiba, na realidade, serve como ponto de apoio. Hoje nós temos quatro rondas, até o mês passado eram três, a ronda cento e dez, cento e onze e cento e treze, que fiscalizam perímetro urbano, do zero a sessenta e o pedaço do contorno, que falei anteriormente, e a cento e doze dos sessenta a um nove meia. Mas inspetor, por que só uma viatura nesse espaço tão longo? Na realidade, todos nós trabalhamos através de estatística, e como eu disse a nossa principal função é a redução do índice de acidentes. O governo federal nos cobra para reduzir o índice de acidentes. A nossa delegacia tem uma peculiaridade, oitenta por cento dos acidentes ocorrem do quilômetro zero ao vinte. Vou mostrar depois um gráfico dos acidentes, na dois meia dois, e a oitenta por cento ocorrem do zero ao vinte, inclusive com vítimas. Não parece, mas é a verdade. Todas as nossas estatísticas são tiradas do Siger. O Siger é um sistema que a polícia rodoviária também onde nós conseguimos todas as estatísticas possíveis. Eu trouxe para vocês algumas informações porque a comum o cidadão, às vezes, por desconhecimento, muitas vezes também por não compreender o trabalho da polícia e não ver tanto a polícia rodoviária federal, haja visto o nosso efetivo ser muito reduzido, mesmo com a chegada de alguns policiais. Nós trabalhamos com estatística anual e os dados que eu trouxe são de dois mil e doze. Falei no início das atribuições da polícia. Por que eu trouxe esses dados? Porque muitas pessoas desconhecem o que a polícia faz. A nossa delegacia possui quarenta e oito policiais. No ano de dois mil e doze, nós aprendemos trinta e oito armas. Inspetor, é pouco? Não há pouco, devido ao nosso efetivo, nós trabalhávamos apenas na rodovia federal e devido às várias atribuições que o PRF tem; veículos recuperados: quarenta e dois; munições aprendidas, o lógico, junto com as armas: trezentos e sessenta e nove; crimes de trânsito: cento e noventa e seis. Mas inspetor, o que é esse crime de trânsito? Crime de trânsito são os crimes causados, por exemplo, o cidadão que dirige embriagado, é um crime de trânsito. Ele não é detido na hora, mas é feito um termo circunstanciado e esse cidadão é encaminhado para a justiça. Pessoas detidas fora do crime de trânsito, aí entra mandado de prisão em aberto, porte de arma ilegal, e etc: cento e quarenta e oito. Vejam bem, agora vamos entrar na questão de drogas, que eu estava ali fora e estava ouvindo a palestra justamente tocando nesse assunto drogas, que tem acabado com as nossas famílias e provocam também muitos acidentes. Maconha, vejam bem, no ano de dois mil e doze, na realidade, essa quantidade de drogas, nós aprendemos tanto assim, é muito, com relação a nossa polícia, porque nós temos um serviço de inteligência, nós temos hoje três cães farejadores e consequentemente a apreensão foi razoável: catorze mil e vinte e dois kilos de maconha. Recentemente nós tivemos aqui quinhentos kilos em um veículo na dois meia dois, em uma perseguição, a inteligência já vinha monitorarando e depois pegamos no município de Domingos Martins pela na dois meia dois. Cocaína, haxixe e crack: oitenta e quatro kilos e duzentas gramas. Então, vejam bem, muitas pessoas não conhecem essa atribuição da polícia, muitas pessoas não sabem que a polícia rodoviária federal também aprende tanta droga e se entrarem no ministério da justiça verão que a polícia rodoviária federal é a polícia que mais prende droga no país. Nós temos estados que devido ao fluxo de veículos ser menor e ser estado de fronteira, o serviço da PRF é praticamente para aprender drogas e veículos roubados. Acidentes registrados no ano de dois mil e doze, só na nossa delegacia: dois mil e duzentos e quinze; multas: catorze mil e cento e sete. O departamento de polícia rodoviária federal não se preocupa com multas, eu não teria nenhum motivo para estar aqui falando mentiras para vocês. A PRF não se preocupa com multas. Nós somos cobrados para reduzir acidentes. É complicado, mas é verdade e é o que tentamos fazer todos os dias, porque vocês, se analisarem ali, como os ver como a nossa delegacia que tem a BR dois meia dois, cento e um e quatro quatro sete, a disparidade de uma BR para outra. Nós temos ali na BR dois meia dois o total de mil oitocentos e quarenta e sete acidentes no ano de dois mil e doze. À BR cento e um são trezentos e cinquenta e dois e na quatrocentos e quarenta e sete, dezesseis. Então, é normal que as nossas atenções estejam direcionados a dois meia dois. E, como eu disse, oitenta por cento os acidentes ocorridos na dois meia dois ocorrem até o km vinte, inclusive com vítimas, devido à grande quantidade de motocicletas. E acidentes de trânsito preocupam o governo federal, porque o governo federal também é pressionado por órgãos externos, internacionais, na redução de acidentes. Por que mostrei esse gráfico de acidente? Porque tinha uma pergunta lá no início, em azul: "O que a PRF faz?" Muitas pessoas perguntam. Outra pergunta muito comum é: porque a PRF não fica mais tempo em Venda Nova? O prefeito inclusive me perguntou, algumas pessoas, alguns amigos que tenho Venda Nova me perguntaram, o próprio presidente da Câmara. Então, eis a nossa resposta. Gostaria muito de ter uma viatura exclusivamente para Venda Nova. Venda nova é um lugar agradável, com pessoas maravilhosas, mas nós temos que trabalhar com estatísticas para melhor distribuirmos o material humano que temos. Cariacica, justamente do zero ao vinte, há uma enorme disparidade com relação aos outros municípios. Venda Nova representou, no ano de dois mil e doze, cinco por cento dos acidentes de toda a delegacia. Então, quer dizer que não precisa da viatura em Venda Nova? Precisa e nós temos que cada vez mais melhorar essa pequena distribuição, esse pequeno espaço de tempo que a viatura fica em Venda Nova, leia-se município de Venda Nova não apenas o centro do município, mas sem a sua totalidade, se não me engano pé do noventa e oito ao cento e catorze. Voltando à nossa realidade que é Venda Nova, nós temos ali sessenta e oito por cento dos acidentes de Venda Nova ocorrem por colisão frontal, lateral, transversal e colisão traseira. É importante falar que no passado recente nós tínhamos muitos problemas com atropelamentos, com ciclistas, e Venda Nova deu um passo muito importante quando executou a obra da ciclovia. Estava até falando com o presidente da Câmara na semana retrasada que isso foi fundamental, porque não têm ocorrido com tanta frequência, praticamente não tem ocorrido. Por que a PRF tem que fiscalizar no centro de Venda Nova? Fazendo outra pesquisa não usamos verificar que quarenta por cento dos acidentes são do perímetro urbano, trinta por cento dos feridos, do total de acidentes de Venda Nova, que foram noventa e quatro acidentes em dois mil e doze, trinta por cento dos feridos acontecer no perímetro urbano e sessenta e sete por cento dos mortos de dois mil e doze, que ocorreram entre o km noventa e seis e cento e catorze, aconteceram no centro de Venda Nova. Por isso nós temos que ter uma atenção especial ao centro de Venda Nova. Nós vamos ver também, perceber, aí fiz outra pesquisa para mostrar para vocês, que quarenta por cento dos acidentes ocorrem entre os horários de onze as treze e dezessete às dezenove. E isso é importante, essa pesquisa, para nós, gestores da polícia rodoviária federal, para tentar distribuir, porque a nossa viatura tem um cartão programa, tem direcionamento de onde fiscalizar, levando em consideração os locais de índice de acidentes, para tentarmos colocar a viatura nesses horários no perímetro urbano. E também para vocês, gestores de Venda Nova, prefeitura, moradores, ficarem atentos principalmente nesses horários. É o horário de almoço, o horário de retorno às residências. O cidadão também tem que ter consciência que tem que respeitar as leis de trânsito, tem que ter cuidado, por que segurança pública, segurança no trânsito não cabe apenas a polícia rodoviária federal, mas sim a polícia rodoviária federal, cidadãos, prefeitura, todos os órgãos responsáveis do município. Vejam bem, às vezes, o policial está fazendo uma notificação e ninguém gosta de ser multado e muitas vezes, essas perguntas já foram feitas, e tem essa afirmação que a PRF só passa em Venda Nova para multar de ícones estacionados. Inclusive é um dos motivos que recebi o convite de vossa excelência e vim aqui como gestor, como chefe da delegacia, para tentar desmistificar isso, porque eu fiz também essa pesquisa, são pesquisas retiradas do sistema da PRF, e vocês vão ver que o total de notificações em dois mil e doze, só no município Venda Nova, seiscentos e setenta e dois. Dessas seiscentas e setenta e duas notificações, ultrapassagem pela contramão totalizaram trezentas e quatro, ou seja, foram feitas fora do perímetro urbano. E assim por diante. Deixar o condutor de usar cinto de segurança. Essa também é meio polêmica, as pessoas reclamam muito, mas as pesquisas mostram quê oitenta por cento dos feridos não usavam cinto de segurança. Então, cinto de segurança é importantíssimo, porque um acidente que poderia ser de pequenas proporções, acaba gerando vítima, seja leve, seja grave. Então, nós, cidadãos, mas temos que ter consciência, primeiramente, da nossa integridade física e não o medo de ser multado. A multa nós conseguimos pagar, a vida nós não temos condições. Relativa a aquela pergunta o afirmação, "Porque a polícia rodoviária federal só multa veículos estacionados em Venda Nova", vocês vão perceber que em dois mil e doze, todo o ano de dois mil e doze, apenas dez notificações foram extraídas de estacionamento irregular sobre a rodovia. Um vírgula cinco por cento do total de multas extraídas apenas no município de Venda Nova do Imigrante. Então, não é algo absurdo. Nós temos que ter em mente que muitas vezes há um certo abuso do cidadão. O policial deve usar o bom senso? A lei é cega, ela só tem uma direção, mas o policial sim, pode usar o bom senso. Mas como nós podemos fazer isso? Eu, como inspetor, não posso chegar para o policial e dizer para ele, você não faz isso, se estiver dentro da lei eu não tenho como fazer isso, porque, senão, o errado serei eu. Mas como podemos vencer algumas dificuldades? Através da conscientização e da união. Em um determinado momento vocês podem perceber que fica quase imperceptível, mas a lição diversos tipos de multas diferentes que não vem com nosso caso. O mais importante para nós seria mostrar as multas de estacionamento irregular dentro de Venda Nova. Quem são os responsáveis pelos acidentes, por algo que esteja errado e que poderia ser melhorado? A polícia rodoviária federal é responsável também, nós somos responsáveis porque muitas vezes acontece em certas situações que vamos refletir e chegamos à conclusão de que poderíamos ter sido melhores. A essa mentalidade que eu, como gestor, dez anos à frente da delegacia de Viana, tento passar para os colegas serviço. Essa é a mentalidade que a PRF cobram de nós e não tem que ser de outra forma. A prefeitura também responsável, muito responsável também. Por fim, os motoristas, nós, cidadãos, porque o meu direito termina quando começa o de outra pessoa. Se nós tivermos essa consciência de trabalharmos juntos, com certeza poderemos ter um êxito melhor. Posso dizer que esses números apresentados são satisfatórios, porque a nossa delegacia conseguiu atingir as metas que são atribuídas no início do ano através do nosso planejamento, porém, como eu disse, erramos em alguns casos e temos que melhorar. Eu fiz um curso uma vez no departamento, na verdade, de todos estados, todos policiais fizeram esse curso, onde o tema era "Polícia comunitária", utilizado pela polícia militar em muitos estados. Nada mais é, vou ler, mas nada mais é do que a interação junto com a comunidade. A polícia comunitária é uma filosofia, uma estratégia organizacional que proporciona parceria entre a população e a polícia, baseado na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntos e para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos e desordem se físicas e morais com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área. Na realidade, o que nós precisamos? Qual a solução? O que seria a polícia comunitária? Nós precisamos de uma integração, uma interação polícia, comunidade e prefeitura. Como que isso pode funcionar? Nós não temos condições de estar presente cem por cento em Venda Nova. Se acontece um acidente lá no quilômetro cinquenta e seis, a viatura que atende essa área tem que sair e ir até o acidente. Falo muito em minhas palestras que o serviço policial é quantificado pelo o que nós não conseguimos resolver, quanto os acidentes aconteceram, quantas multas foram extraídas porque o cidadão estava cometendo uma infração. Mas o que nós não conseguimos quantificar, a simples presença da viatura, um sequestro que talvez não aconteça em razão da viatura estar em determinado lugar, um acidente com de vidas foram salvas e simplesmente por não ter acontecido, por ter a viatura estacionada em determinado lugar. Isso não tem como quantificar. Essa integração com a polícia e a comunidade é o que nós precisamos. Como funciona? Nós tivemos recentemente em Venda Nova uma manifestação. Precisaria chegar ao ponto de ter uma manifestação, fechamento de rodovia, para a PRF estar aqui presente, o DNIT estar aqui presente e a prefeitura junto? Não. Resolvemos os problemas? Resolvemos. Aí eu digo que a responsabilidade era da prefeitura também, porque a PRF sugeriu fazer aquela rotatória, o DNIT era contra e teve aquela manifestação. Aí fizemos a rotatória utilizando inclusive as barreiras da PRF que tirei de Ibatiba. Era para ficar apenas um mês e até pouco tempo tinha barreiras nossas lá. Não foi feito com uma prefeitura prometeu fazer, fazer jardinagem, bonitinho. Então, essa é nossa responsabilidade. Não estou aqui para falar de prefeitura, de cidadão. Estou aqui para conclamar a todos os presentes dessa nossa responsabilidade, da nossa integração. Nós temos a que telefones, um nove um, que é gratuito, o três dois cinco cinco doze sete sete, que é do posto da PRF em Viana, que é responsável por distribuir as viaturas, e o telefone do escritório que o meu e-mail. Qualquer cidadão que verificar uma situação na rodovia, especificamente em Venda Nova e achar necessário que a PRF poderia fazer algo naquele momento, pode mandar um e-mail para mim que vamos verificar. Se a prefeitura quiser fazer alguma notificação, visualizar algo para melhoria da sociedade de Venda Nova, pode acionar o inspetor Wiris que estarei com todo prazer e juntarem forças juntou os órgãos, no caso o DNIT e outros órgãos, para melhorarmos. E sua interação, isso é o que nós precisamos. O cidadão tem também que ter a consciência de que ele também responsável pela segurança pública. Se eu, como cidadão, passo por uma rodovia, vejo um paralelepípedo e tem a condição de retirar, não possa esperar a PRF vir retirar, o que pode acontecer um acidente e não dar tempo da polícia impedir que aconteça esse acidente e consequentemente algumas vítimas. Então, é isso que o proponho a essa Mesa, proponho a todos os presentes, que trabalhemos juntos. É claro que alguns dissabores podem acontecer. Nós trabalhamos com seres humanos. Penso de uma forma e o PRF pode pensar de outra. Então, naquele momento não adianta discutir. Vamos verificar se temos algo a fazer esse podemos melhorar essa presença da PRF junto à comunidade, esse contato, porque como eu disse somos seres humanos diferentes e podem acontecer de ter um policial mais ríspido, que não é o correto, mas temos os canais para tentar resolver tais situações. Não podemos nunca deixar chegar como chegou no caso de ter que fazer uma manifestação para sermos atendidos. Estou aqui representando a polícia rodoviária federal, e especificamente a delegacia de Viana, que é responsável pela dois meia dois e me coloco à disposição sempre que possível e dentro da legalidade, junto com o povo de Venda Nova, com a prefeitura de Venda Nova, para melhorarmos cada vez mais. É por isso que fiz um esforço para estar aqui, quase que não consegui, peço desculpas novamente pelo meu atraso, mas quem me conhece sabe que eu trabalho dessa forma e tenta buscar sempre uma parceria para melhorar sempre a imagem da polícia, porque o que o Marcos Wiris faz não se leva em conta, se leva em conta o meu uniforme, pessoa vai ver o meu uniforme. Então, por isso que a polícia tem que tratar o usuário de forma adequada e procurar sempre a excelência. É isso que nós procuramos. Temos falhas? Temos, mas a nossa função aqui é justamente diminuir cada vez mais esse número de falhas. É o que eu tinha para falar para vocês. Agradeço oportunidade. Meu e meio está ali para qualquer pessoa presente que queira pedir, sugerir. Estamos sempre à disposição. Muito obrigado.” Em seguida, o senhor Presidente fez o seguinte pronunciamento: “A título de informação, como a questão levantada sobre a rotatória, até na reunião passada cogitamos o assunto. Sabemos a demanda, sabemos também a obrigação da polícia rodoviária federal, nós temos o DNIT também que é responsável por essa área. Tivemos uma reunião com o engenheiro do DNIT, Guanabarino que, estiveram presentes o Acácio e o Delei, que estava presente na reunião também, e ele se prontificou a agora também dar andamento ao projeto de sinalização e a adequação dos canteiros ali na rotatória. Então, é isso que a Câmara está querendo, que a comunidade está querendo, que haja esse entrosamento, que é muito importante. Só para frisar, fiquei muito feliz com a sua explanação, me tirou muitas dúvidas, principalmente nas questões de estatísticas, porque a gente imaginava, eu particularmente imaginava uma coisa, mas percebi que era um pouco diferente. E chamar a atenção também para a comunidade Venda Nova, da nossa responsabilidade, como moradores, que quanto se trata de segurança, percebi principalmente na nossa última reunião da quarta-feira passada, que polícia rodoviária, que seja, militar, civil, sem índice, não pode fazer muita coisa. Então, fica aí também o meu, vou chamar a sua atenção, eu enquanto vereador e também os moradores, de denunciarmos, de fazermos esses índices aparecerem, para perder a sensação de insegurança e começar a ter segurança. Também na questão da ciclovia e calçada, como que foi importante a implantação desses projetos, comentei hoje aqui. Então, de fato, nós também como moradores, usarmos esse benefício da ciclovia, usarmos a calçada para evitar acidentes. Então, vou deixar aberto aos demais vereadores, se alguém mais quiser fazer alguma indagação.”

 

2ª Parte: “Só para terminar, o queria deixar bem clara que não vim aqui hoje para ser agradável com as pessoas só por ser agradável, eu vim para ser coerente com o trabalho da PRF. A PRF, se houver exagero, se estiver atrapalhando a livre circulação, ela vai agir como deve agir, pois a lei nos manda fazer dessa forma. Porém, agiremos sempre em favor do cidadão. A nossa função é proteger a sociedade, é manter a ordem, é servir o cidadão. É esta a filosofia da polícia rodoviária federal. O cidadão de bem que procura fazer o certo não tem o que temer, não tem o que temer. Tem que ter a polícia como parceira, como falei anteriormente. Então, mais uma vez a PRF agirá sempre quando precisar agir, todavia sendo sempre uma polícia interativa, uma polícia cidadã. É esse nosso objetivo.”

Data de Publicação: terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

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