Campanha do Agasalho 2013, Dia Internacional da Mulher e segurança pública municipal

“Boa noite a todas se todos, boa noite senhores vereadores, senhor presidente, quero manifestar antecipadamente os meus agradecimentos por entender que esse espaço é um espaço de legislação, mas também um espaço de comunicação e de informação para toda a nossa sociedade. Aproveitando então esse espaço hoje estou aqui para informar que no próximo dia oito de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia a Secretaria Municipal de Assistência Social fará um evento comemorativo no centro cultural e turístico do nosso município, que fica ao lado da igreja Santa Terezinha, a partir das dezenove horas. Então, gostaria de convidar todas as mulheres do nosso município a estarem conosco participando desse momento. Nós vamos dividir esse evento em três momentos. Primeiro momento é um momento informativo onde teremos uma palestra com a doutora Catarina Cecin Gazelle, que é coordenadora do núcleo de enfrentamento à violência doméstica e familiar do estado do Espírito Santo, tema este que hoje é dolorido, mas é realidade ascendente no nosso país. Os índices de violência contra mulher são assustadores e crescem a cada dia no Brasil. E nós, enquanto poder público, enquanto sociedade organizada no geral, precisamos da a nossa contribuição para diminuir esses índices, precisamos fazer alguma coisa, porque mulheres hoje estão reclusas à violência praticada na maioria das vezes por seus próprios parceiros e se calam diante de tanta violência por vários motivos, às vezes, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, às vezes, por se comparecerem a seus filhos e entenderem que, às vezes, se o sacrifício vale a pena para permanecer nessa família, às vezes, simplesmente pela esperança de que dias melhores virão. Então, traremos esse momento de informação, traremos esse momento de informação para muitas mulheres que precisam ouvir algo desse tipo. Teremos um segundo momento nesse evento que é um momento cultural, onde a prefeitura municipal de Venda Nova do Imigrante na pessoa do nosso prefeito Dalton Perim homenageia todas as mulheres do nosso município com um na apresentação cultural onde teremos nosso município o Harilton e sua Orquestra. Então, teremos um momento cultural também muito interessante e belíssimo para todas as mulheres desse município. E no terceiro momento nós teremos o nosso tradicional coquetel de encerramento. Preciso dizer também que as vagas para a participação nesse evento são limitadas, por que o nosso objetivo também é dar conforto a todas as mulheres que estiverem nesse evento, o espaço é grande, mas a gente sabe que o público também é. Então, todas as mulheres do nosso município que quiserem participar desse evento estão convidadas, mas eu gostaria que, se possível, até amanhã fizessem suas inscrições pelo telefone três cinco quatro meia meia um zero um, que é o telefone do Cras de Venda Nova, a Thaisa vai estar lá recebendo as inscrições de todas as mulheres e tenho certeza que vocês serão muito bem-vindas no nosso evento. Sintam-se todas convidadas a estarem conosco nesse momento. Uma segunda informação que eu gostaria de passar hoje é que no dia vinte e oito de fevereiro último a Secretaria Municipal de Assistência Social de Venda Nova do Imigrante lançou a Campanha do Agasalho dois mil e treze. Queremos por tanto fazer o convite a todos os cidadãos e cidadãs do nosso município a participarem conosco nessa campanha de solidariedade e ação, doando agasalhos e outros tipos de vestuários para que todos façamos a diferença na vida de muitos de nossos irmãos e irmãs que precisam dessa colaboração no inverno que se aproxima. Convidamos também todas as instituições religiosas, todas as instituições que prestam serviços voluntários no município, um belíssimo trabalho, para estarem conosco nessa campanha. Nos colocamos à disposição, Secretaria Municipal de Assistência Social funciona no prédio da prefeitura e quem tiver interesse em estar como parceiro nessa campanha, pode nos procurar na secretaria que estaremos disponíveis para maiores informações. No mais, temos já vários comércios do município que são parceiros e já estão recolhendo agasalhos, temos o Centro de Referência e Assistência Social, que é o Cras, que também vai estar recolhendo, o Centro de Convivência do Idoso, a sede da secretaria e a partir da semana que vem nós teremos uma intensificação nessa campanha, teremos muitas pessoas na rua, muitos parceiros nosso que estarão nos ajudando a fazer essa divulgação. Esse é o recado que gostaria de dar aqui hoje e mais uma vez agradeço a oportunidade dessa Casa de Leis. Muito obrigada.”

Data de Publicação: terça-feira, 05 de março de 2013