“Boa noite senhor presidente Tiago Altoé,
membros da mesa, Vanderlei Abílio e José Luiz Pimenta, vereadores presentes,
professor Tarcísio, senhor Benjamim Falqueto e Francisco Foletto, servidores
desta Casa, boa noite, ouvintes da rádio FMZ e internautas, também boa noite. É
com satisfação que nós, como Secretário de Administração, estamos aqui hoje para
fazer um relato das atividades da nossa secretaria. A secretaria de
administração hoje composta pelo setor de recursos humanos, o setor de
segurança do trabalho, almoxarifado, patrimônio, setor de compras e licitações.
Na área de recursos humanos a secretaria de distração da prefeitura teve como
grande conquista a alteração do plano de carreira, o regimento jurídico e a
implementação do plano de carreira servidores do município, de celetista para
estatutário, tendo como foco principal regulamentar os institutos de promoção,
progressão e adicional de titulação e disciplina para todos os servidores. Com
isso, nós criamos comissões que visam avaliar o desenvolvimento funcional e a
avaliação de desempenho, com leis distintas para a secretaria de educação e as
demais secretarias, proporcionando maior transparência para os servidores
públicos. Esses servidores podem através do seu empenho buscar o alto
desenvolvimento e aprimoramento, levando a sua satisfação no exercício da
função que exerce na nossa prefeitura. Ainda no campo da avaliação, estamos
acompanhando os servidores que se encontram em período probatório, como forma
de orientá-los no início das suas atividades como servidores municipais.
Estamos também realizando agora no final do ano de dois mil e catorze, para
término no início de dois mil e quinze, a revisão de todos processos seletivos
para todas as secretarias. No momento estamos elaborando os editais, com
levantamento dos cargos de vagas e ainda os cargos que tem leis específicas,
que regulamentam as contratações para os programas desenvolvidos por todas as
secretarias. Nosso objetivo é o cumprimento de um cronograma que prevê o
término dos processos seletivos para o início de janeiro. O processo, como
disse, já foi iniciado. Ainda como complemento está previsto a realização de um
concurso público para o próximo ano, o processo continuado do seletivo, cujo
início dos trabalhos também será iniciada em janeiro de dois mil e quinze e
temos como meta o término do concurso nomeados em dois mil e quinze. No setor
de segurança do trabalho o nosso técnico tem desenvolvido em conjunto de
medidas técnicas, educacionais e psicológicas, para prevenir acidentes
trabalho, quer seja eliminando as condições inseguras do ambiente, quer seja
instruindo os servidores na implementação, e na implantação de práticas
preventivas. É responsável pela adequação do uso dos equipamentos de proteção
individual, o EPI, que são distribuídos para os servidores para sua proteção na
realização dos seus trabalhos. No que tange aos programas de controle e
acompanhamento da saúde ocupacional, foi realizado no ano de dois mil e
catorze, de fevereiro a outubro, quatrocentos e cinqüenta e oito exames
periódicos. No setor de almoxarifado foi criado o almoxarifado central,
objetivando maior controle e acompanhamento dos produtos, como também a sua
melhor distribuição. O almoxarifado da saúde passou a funcionar também no mesmo
local do almoxarifado central. Com isso aproveitamos melhor o espaço, o que
facilitou o recebimento dos produtos entregues pelos fornecedores. Mudamos
também o horário de funcionamento do almoxarifado, que foi otimizado, passando
a ter atuação ininterrupta das sete horas da manhã até as dezessete horas, o
horário esse que ficou definido para entrega de materiais de oito as dezesseis.
Então, não ocorrendo mais interrupção no fornecimento dos produtos para as
demais secretarias. Em plantamos também o sistema de requisição via web. Todo
material a ser utilizado pelas secretarias é solicitado via sistema, tanto para
o almoxarifado central, educação e saúde, agilizando os processos de entrega de
material aos setores. Além de que foi incluído uma rotina no almoxarifado e a
emissão de autorização do fornecimento, para todas as secretarias. Com isso,
comissionados responsáveis pelo controle do almoxarifado, passou a ter um
efetivo controle de estoque, evitando a falta de material e compras em excesso.
Esse procedimento detecta a quantidade mínima de material que ficaria no
estoque dorme chefiado e com isso acendendo um alerta para que possa ser pedido
novos produtos e assim não falte nada a ser fornecido para os demais setores da
secretaria. Com relação ao patrimônio, realizamos um inventário e a reavaliação
de todos os bens móveis. Perfeito anos também um levantamento avaliando o cadastramento
dos bens e imóveis. O setor de compras têm primado para agilizar o trâmite e
fluxo dos processos, que tem florido de forma rápida, já que os diversos
setores da prefeitura são interligados, o protocolo, o de compras, de
licitação, de contratos que ficam no jurídico, a contabilidade e a tesouraria.
Além de facilitar o andamento dos processos, essa ordenação tem favorecido a
transparência das ações, bem como o gerenciamento como um todo. No setor de a
de distração tivemos vários avanços. A equipe tem atuado proativamente,
planejando as licitações. Com isso, obtendo os excelentes resultados na lista
de melhores e preços nos certames, proporcionando economia para o município.
Como foi destacado, a atuação tem sido tempestiva e não tem ocorrido falta de qualquer
tipo de material, pois todos processos estão em dia. O setor encontra-se
totalmente informatizada, o que tem conferido um bom desempenho a equipe. Essa
equipe realizou até no dia de hoje pelas seguintes certames: três convites,
dezoito tomadas de preço, uma concorrência, setenta e quatro pregões
presenciais. Dentro desses pregões, várias foram com registro de preço, o que
não institui a obrigatoriedade da prefeitura em efetuar as compras. Por fim,
temos o portal que podemos citar, o portal da transparência, onde podemos e
encontrar as informações sobre as ações do poder executivo. Informações essas
que são extraídas diretamente do sistema, onde são efetuados às compras
diretas, as licitações, os contratos e o setor de recursos humanos. Senhores,
há apresentações nessa, rápida, sucinta e obrigado pela oportunidade.”
Data de Publicação: terça-feira, 02 de dezembro de 2014