Ações da Escola Família Agrícola de Castelo

“ Boa noite a todos, cumprimento os vereadores na presença do senhor Presidente, todos os demais, cumprimento todas as pessoas que se fazem presente, companheiro de trabalho, Silvio, alunos, pais, irmão de alunos, secretario e já agradecendo ao espaço a atenção dos senhores vereadores, não é nosso primeiro encontro e com certeza não será o ultimo, e na pessoa do senhor  nosso pai, senhor Vicente, que é uma pessoa que se empenha bastante por nossa escola. A Escola Família Agrícola de Castelo, somos um movimento de educação promocional do Espirito Santo e a nossa escola ela funciona em regime de alternância, a pedagogia de alternância ela está aqui no estado a um bom tempo, vamos falar um pouco sobre isso. É uma educação voltada especificamente para o homem, mulher, jovens do campo, atendemos os jovens da cidade, mas a educação é voltada especificamente a educação do campo. Então, as EFAs surgiram no Brasil na década de sessenta e foi difícil tanto quanto a de hoje, erradicações de cafezais, agricultura estava em péssimas condições e o Padre Humberto Pietrogrande, não podemos de deixar de citar sobre essa pessoa. Em uma de suas visitas no sul do Espirito Santo, voltou com um grupo de agricultores de Rio Novo para a Itália e retornou para o estado com a pedagogia de alternância. O padre Humberto faleceu esse ano e que trouxe essa pedagogia de alternância para o município para varias regiões inclusive Castelo. A escola de Castelo começou suas atividades em dois mil e seis, mas no primeiro ano só atendia o município de Castelo e hoje atendemos diversos municípios, tem até alunos do interior de Mutum. Trabalho que se iniciou em dois mil e seis e a nossa escola trabalha com quatro anos de estudo, se forma em técnico em agropecuária e, além disso, com o ensino médio, um ensino integrado. A nossa escola visa buscar apoio de lideranças politicas, comunitárias e poder público. Estamos aqui falando da nossa escola relatando um pouco das atividades desse ano e não deixando de destacar o trabalho do poder público pelas parcerias na nossa escola. Hoje nessa Casa de Lei tenho que destacar a importância dos vereadores, secretários, que conhecem nossa escola já fora visitar e conhecer a nossa realidade, e assim, se empenhou e está empenhado em ajudar nossa escola com nosso trabalho. Até dois mil e seis a educação no município era urbana não havia estudo da educação do campo, apesar de termos muitas escolas no campo o trabalho não é voltado para o campo às escolas do campo estão desligadas da realidade do campo. Hoje nossa escola veio para trazer ou mudar essa proposta e trabalhar um pouco a realidade do campo. Alguns resultados apresentados pela nossa escola falando principalmente pensando na valorização ao homem, mulher e jovem do campo, não trabalhamos só com referencias bibliográficas, livros e sim conhecimento a partir do conhecimento da família. Temos vários técnicos agrícolas espalhados em vários municípios trabalhando em diversas áreas, dando sequencia nas propriedades da família ou em outras atividades. Falando um pouco em recursos não podemos negar que a nossa situação é difícil e precária, os alunos, famílias e vereadores que nos visitaram sabem disso, nós temos apoio de cem por cento da prefeitura de Castelo com convenio anual. A prefeitura cedia até ano retrasado, eram sete funcionários e do mês passado para cá nos temos apenas três, exceto os sete monitores, professores que fazemos de tudo um pouco mesmo. Então, os funcionários que a prefeitura cedia devido aos cortes, não no orçamento anual, mas nos funcionários. Então, o dinheiro que recebemos da prefeitura é para a manutenção de toda a escola, prédio, manutenção da escola, do carro, agua, energia, materiais de secretaria. O convenio com a prefeitura do município de Castelo é de oitenta e cinco mil reais anual, e com o plano de trabalho e ação nós fazemos durante o ano, Silvio é responsável pela contabilidade, fazemos aquela divisa do bolo em varias fatias para que possamos cumprir com nossas atividades e finalizar o ano sem dividas. Saiu recurso da prefeitura e mais um ano vamos finalizar sem dividas.  Temos um total de cento e trinta alunos e são vários municípios atendidos pela escola, de Venda Nova atendemos com quatorze alunos, não trouxemos os ex-alunos. Quais as nossas necessidades principais hoje, e esperamos a ajuda de vocês vereadores, são três necessidades: Reformas, a nossa escola foi adaptada, não temos recurso e não sabemos como consegui-los, A contratação de funcionários é uma urgência, todos que forem lá vão visualizar e convênios com as prefeituras que a nossa escola atende. Procuramos pais, prefeituras que tem alunos daquele município, não sabemos de que forma que a lei nos permite, mas é uma busca e uma luta constante e quem sabe que esse município seja pioneiro, temos lutado por isso. A partir do momento que consigamos com Venda Nova, outros municípios vão saber que tem condições. As inscrições já estão abertas para o ano letivo de dois mil e dezesseis, muita procura esse ano tanto quanto ou mais que outros anos. Vamos mostrar algumas fotos de cursos, palestras, visitas, eventos e aulas praticam. Aproveito e agradeço a oportunidade a todos, obrigada.”

“ Quero agradecer a presença das famílias, professores, alunos, amigos da escola e de forma muito especial agradecer os senhores vereadores pela atenção e disponibilidade do espaço. Estejam convidados a visitar a nossa escola quando puderem, muito obrigado.”

Data de Publicação: terça-feira, 24 de novembro de 2015